Fábrica da Volkswagen em Taubaté completa 50 anos

Unidade industrial nasceu fazendo o Passat e hoje produz três modelos da gama atual da marca alemã

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Fábrica da Volkswagen em Taubaté completa 50 anos
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Segunda unidade industrial da Volkswagen no Brasil, a fábrica de Taubaté (SP) completou neste mês de janeiro de 2026 os 50 anos da produção de automóveis no local.

Com 3.700.000 m² de área total e 392.000 m² de área construída, a fábrica da Taubaté foi inaugurada em 14 de janeiro de 1976 e é a segunda maior da marca alemã no país.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Além do Tera, a fábrica de Taubaté produz também os modelos Polo e Polo Track
Crédito: Divulgação
toggle button

Volkswagen Taubaté: a casa do Gol e companhia

A fábrica começou a operar produzindo peças prensadas e injetadas e só foi fazer o seu primeiro automóvel - o Passat - em 1978. Mas a unidade industrial do interior paulista acabou ficando mais conhecida como o lar do Gol, compacto lançado em 1980 e que saiu de cena em 2022.

Das 8,5 milhões de unidades do compacto fabricadas em suas várias gerações, 5 milhões foram manufaturadas na fábrica de Taubaté. Número que não inclui os modelos Saveiro, Parati e Voyage, que também foram produzidos no local.

O Passat foi o primeiro modelo de automóvel produzido na fábrica da Volkswagen no interior paulista
Crédito: Divulgação
toggle button

Além do Passat e dos modelos da família Gol, outro carro que já entrou para a história e também foi produzido no local foi o subcompacto Up!, que saiu da linha de montagem entre 2014 e 2021 e não deixou sucessor.

E por falar em números, desde a inauguração, foram produzidos em Taubaté mais de 8 milhões de automóveis. Cerca de 30% do total de veículos produzidos pela Volkswagen no Brasil desde 1953, quando a empresa começou a montar carros no Brasil - importados em kits CKD - em um galpão no bairro do Ipiranga, na capital paulista.

Quais carros são produzidos pela Volkswagen em Taubaté?

Atualmente, a Volkswagen produz no interior paulista os modelos Polo, Polo Track e Tera.

Além dessa unidade fabril, a marca alemã ainda monta em São Bernardo do Campo (SP), na famosa fábrica Anchieta, os modelos Nivus, Virtus e Saveiro. Já o SUV T-Cross é feito na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Vídeo relacionado

Veja também

    Comentários
    Wid badge