Carros elétricos: qual o maior desafio?

Pesquisa revela que brasileiros identificam os poucos pontos de carregamento como a maior barreira para carros elétricos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Carros elétricos: qual o maior desafio?
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A percepção de escassez de pontos de recarga se tornou o principal obstáculo para a expansão do mercado de carros elétricos no Brasil. É o que aponta uma pesquisa do Webmotors Autoinsights, realizada para traçar o perfil do público interessado na compra de modelos híbridos e elétricos.

A pesquisa, quantitativa, ouviu mais de 1.300 usuários da plataforma em abril de 2025, com margem de erro de 4%.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
A pesquisa revelou a maior dificuldade para a expansão dos carros elétricos no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

Falta de pontos de recarga ainda é o maior obstáculo dos carros elétricos

Entre os respondentes, 54% citaram a falta de pontos de carregamento como principal barreira para adquirir um veículo híbrido ou elétrico.

Outros motivos apontados foram os seguintes:

  • Dificuldade na revenda (49%)
  • Segurança da tecnologia (44%)
  • Vida útil da bateria (42%)
  • Preço elevado (39%)
  • Baixa autonomia (35%)
  • Custo de manutenção (29%)
  • Variedade limitada de modelos (9%)
  • Em comparação com novembro de 2024, a preocupação com a segurança da tecnologia caiu do primeiro para o terceiro lugar, refletindo uma maior confiança dos consumidores brasileiros nos veículos eletrificados.

    Hoje, a maior atenção está voltada para a infraestrutura e a praticidade de uso.

    Segundo o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic, "o mercado de híbridos e elétricos tem enorme potencial no Brasil. Cada vez mais os brasileiros aceitam essa tecnologia, e a principal preocupação agora é como integrá-la ao dia a dia, não mais a segurança do veículo em si".

    A pesquisa detalha a evolução das percepções em relação aos carros elétricos e mostra como o mercado brasileiro vem amadurecendo. E destaca a necessidade de mais pontos de recarga como prioridade para os consumidores.

    A pesquisa mostrou as principais preocupações dos consumidores com os carros elétricos no Brasil
    Crédito: Webmotors
    toggle button

    Confira também:

    Qual é o carro elétrico mais vendido do Brasil?

    Conforme os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o modelo mais vendido na categoria de carros elétricos em 2025, até agora, é o BYD Dolphin Mini. Entre janeiro e agosto desse ano, o hatch emplacou 19.516 unidades.

    Vendido por R$ 119.990, o BYD Dolphin Mini é um compacto elétrico com motor de 75 cv de potência e 13,7 kgfm de torque. Acelera de zero a 100 km/h em 14,9 segundos e alcança a velocidade máxima de 135 km/h, números mais que suficientes para o trânsito da cidade e até para pequenas viagens.

    O modelo tem autonomia de 280 quilômetros (Inmetro) e o consumo é equivalente a 58,6 km/l na cidade e 41,9 km/l na estrada. A tração é dianteira e o câmbio automático de uma marcha deixa a condução simples e confortável.

    No visual, o Dolphin Mini tem compactos 3,78 metros de comprimento e 1,58 metro de altura. O porta-malas tem capacidade para 230 litros e o espaço interno acomoda cinco ocupantes.

    Na parte de segurança, o modelo é equipado com seis airbags, freios ABS com EBD, controle de estabilidade e tração, assistente de estacionamento traseiro e câmera de ré.

    O interior valoriza conforto e tecnologia, com ar-condicionado automático, bancos com ajustes elétricos, volante multifuncional, painel digital e multimídia de 10,1 polegadas com GPS e espelhamento para smartphones.

    O modelo da marca chinesa ainda tem wi-fi, carregador por indução, chave inteligente e comando de voz.

    O BYD Dolphin Mini é o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2025, até agora
    Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
    toggle button

    Comentários
    Wid badge