O hatch médio vinha em duas versões, GT e GT-X. As alternativas tinham pequenas diferenças entre si, sendo a configuração X a mais "apimentada" - pelo menos na questão estética.
No aspecto visual, a versão tinha detalhes como as rodas exclusivas, saias laterais e também um spoiler na traseira. Por dentro, mudava apenas em detalhes no painel de instrumentos.
Mecânica conhecida
A mecânica era a mesma da versão GT padrão, o que não significava algo ruim. O motor era o conhecido Família II 2.0 aspirado flex, com injeção multiponto e comando simples de válvulas, que rendia 128 cv de potência e 19,8 kgf.m de torque.O conjunto motriz da versão podia ter câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. A opção com pedal de embreagem, contudo, era a que mais se aproximava de algo "esportivo".
Melhor o manual
Na versão com transmissão convencional, o modelo acelerava de zero aos 100 km/h em apenas 10,3 segundos. Bem melhor que os 12,2 segundos da versão automática. Já a máxima era igual nas duas versões: 189 km/h.Os números eram até interessantes, mas a questão é que a versão GT padrão rendia o mesmo. Com isso, podemos dizer que a configuração derivada X seguia a cartilha dos modelos "esportivados". Vale ressaltar que isso não fazia do hatch uma escolha ruim, mas também não o tornava um modelo #Fast. À época do seu lançamento, o modelo era anunciado por salgados R$ 69 mil. O valor era mais do que o pedido por concorrentes diretos e mais consolidados, como o Volkswagen Golf, que na versão "equivalente" 2.0 Comfortline custava cerca de R$ 5 mil a menos.
Atualmente, o Vectra GT-X pode ser encontrado com preços mais interessantes. No estoque da Webmotors, há versões com valores entre R$ 28.900 e R$ 48.900. O dois volumes só foi vendido de 2007 a 2011 e continua sendo uma opção interessante para quem quer desfilar em um carro bonito e que anda bem, mas sem gastar muito.
Comentários