A Ferrari apresentou ao mundo o Amalfi, um novo cupê que entra no lugar da Roma na linha da marca italiana. A proposta aqui é clara: unir desempenho e elegância em um carro que pode ser usado com frequência - como se algum modelo da marca pudesse ser visto como um carro para o dia a dia...
Para isso, o carro aposta em um motor V8 biturbo de 640 cv de potência, visual refinado e soluções de conforto que o tornam mais versátil do que os outros esportivos da casa.
O nome homenageia a região da Costa Amalfitana, e a ideia de equilíbrio entre esportividade e sofisticação se estende ao visual.
A carroceria exibe linhas esculpidas, superfícies limpas e uma aerodinâmica ativa que se adapta a diferentes condições de uso — o modelo tem, por exemplo, um spoiler traseiro móvel, que gera mais pressão aerodinâmica quando necessário.
Já a dianteira é marcada por um capô longo, entradas de ar amplas e um conjunto óptico moderno e integrado ao desenho fluido da carroceria.
De certa forma a estética do Ferrari Amalfi é uma evolução da linguagem usada na Roma, mas com mais personalidade. A traseira limpa abriga lanternas minimalistas e um difusor funcional, enquanto a pintura de estreia — Verde Costiera, um tom entre verde e azul — reforça o apelo visual do modelo e a ligação com a Costa Amalfitana, famosa pelo mar cristalino.
O conjunto de rodas de 20 polegadas e os pneus 245/35 na dianteira e 285/35 na traseira completam o visual. Esses pneus foram desenvolvidos especialmente para o carro, com foco em performance, mas também em conforto para uso urbano.
O Ferrari Amalfi tem a última evolução do motor V8 da família F154 — São 640 cv de potência a 7.500 rpm e 81,6 kgfm de torque.
O zero a 100 km/h é feito em 3,3 segundos e o zero a 200 km/h, em 9 segundos. A relação peso-potência é de 2,29 kg/cv, colocando o modelo entre os mais agressivos da categoria.
A transmissão é a mesma de outros modelos da marca: um câmbio automatizado de dupla embreagem com oito marchas. O sistema de escape também foi retrabalhado para manter o timbre característico dos modelos Ferrari, mesmo dentro das regras de emissões de ruído mais rígidas.
Por dentro, o Amalfi exibe o layout de cockpit duplo, com uma tela central sensível ao toque, painel digital de 15,6 polegadas e comandos físicos no novo volante — inclusive o clássico botão de partida em vermelho.
O painel de instrumentos é fundido com as saídas de ar num bloco único, e o console central tem detalhes em alumínio usinado, além de área para carregamento sem fio do smartphone.
A grande diferença aqui em relação a outros modelos da marca está no espaço extra: os bancos traseiros permitem transportar crianças ou bagagem adicional, e tornam o Amalfi um modelo mais usável no cotidiano. Há também a opção de bancos com ventilação, aquecimento e até função massagem.
Como nos modelos mais recentes da Ferrari, o sistema de infotainment é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, com carregamento sem fio e sistema MyFerrari Connect — que permite monitorar o status do carro remotamente.
Há ainda um pacote completo de assistentes à condução, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e reconhecimento de placas de trânsito.
Entre os opcionais, destaque para o sistema de som Burmester com 1.200 Watts de potência e 14 alto-falantes. O modelo também pode receber um sistema de elevação do eixo dianteiro, útil para transpor valetas ou rampas urbanas.
O preço desse brinquedo de rico? Nada menos que US$ 283 mil - o equivalente a cerca de R$ 1,5 milhão em conversão direta, sem impostos nem taxas.



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