A lendária linhagem de máquinas focadas em pura adrenalina da Ferrari acaba de ganhar um novo e excitante capítulo: o 296 Speciale. Esqueça o que você viu no 296 GTB, pois o cupê/berlinetta é híbrido - com motor central-traseiro - e chega para redefinir o significado de "emoção ao volante".
O Ferrari 296 Speciale se junta a uma lista de ícones como Challenge Stradale, 430 Scuderia, 458 Speciale e 488 Pista, mas com pegada tecnológica que promete elevar a experiência de guiar uma macchina de Maranello a um "novo patamar".
A união visceral de um motor V6 biturbo com um elétrico resulta em 880 cv de potência bruta – um ganho de 50 cv em relação ao "irmão" GTB.
O V6 a combustão, agora turbinado, entrega 700 cv e bebeu da fonte do 296 Challenge e da expertise da Fórmula 1 da empresa: incorporou bielas de titânio, pistões reforçados e virabrequim mais leve.
Já o motor elétrico entra em cena com até 180 cv extras na função "extraboost" - a Ferrari diz que ele garante arranques "fulminantes" e retomadas instantâneas em saídas de curva.
A transmissão automatizada de oito marchas com dupla embreagem foi recalibrada para trocas mais rápidas, com empurrão extra de torque do motor elétrico em retomadas. E para os apaixonados por sinfonias automotivas, o ronco foi amplificado e enriquecido na cabine por novos dutos patenteados, criando uma "experiência sonora imersiva".
O 296 Speciale exibe um arsenal de soluções herdadas diretamente do 296 Challenge. o "downforce" foi incrementada em 20%, atingindo impressionantes 435 quilos a 250 km/h, graças ao "aero damper" no capô e às "side wings" no para-choque traseiro. O aerofólio ativo, com novas configurações, otimiza a estabilidade em alta velocidade e frenagens mais exigentes.
A dieta rigorosa resultou em uma redução de peso superior a 60 quilos em comparação com o 296 GTB. A receita incluiu o uso extensivo de fibra de carbono, titânio e ligas especiais. O resultado? Uma relação peso-potência de 1,60 kg/cv, um novo recorde entre berlinettas de tração traseira da Ferrari.
A tecnologia embarcada também impressiona. O ABS Evo oferece controle de frenagem mais preciso em qualquer tipo de piso. A lógica do "extraboost", já vista na SF90 XX Stradale, libera potência extra por tempo limitado. A suspensão também foi completamente revista, com amortecedores Multimatic, molas de titânio e redução de 13% na rolagem da carroceria em curvas.
Os pneus Michelin Pilot Sport Cup2, desenvolvidos sob medida para este modelo, garantem níveis de aderência e respostas superiores, com rigidez lateral otimizada - fruto da experiência adquirida com o projeto F80.
O visual do supercarro exala esportividade. Na traseira, destacam-se duas asas suspensas inéditas, o novo difusor e o escapamento mais alto, além de uma faixa preta que integra as lanternas e confere um visual mais limpo e tecnológico. A cor de lançamento, este vibrante Verde Nürburgring das fotos, marca a identidade do 296, com faixas longitudinais e opção de personalização com numeração.
Por dentro, a palavra de ordem é funcionalidade e leveza. A fibra de carbono reina, contrastando com acabamentos em couro Alcântara e alumínio. O design minimalista do painel das portas e do túnel central, também inspirados no automobilismo, inclui uma releitura moderna do icônico "gated shifter".
Os números comprovam a ferocidade: velocidade máxima superior a 330 km/h e arrancada de zero a 100 km/h em 2,8 segundos. O 296 Speciale não é só um carro: a Ferrari promete oferecer experiências sensoriais intensas, um tributo à performance e à engenharia de ponta.
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