Fiuk, finalista do BBB, pratica drift há 10 anos

Além de cantor, ator e filho de Fábio Jr., Filipe Kartalian Ayrosa Galvão, o Fiuk, é mais um apaixonado por carros

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Fiuk, finalista do BBB, pratica drift há 10 anos
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Muita gente não sabe, mas Fiuk, finalista do BBB ao lado de Camilla e Juliette deve ser frequentador assíduo da Webmotors. Isso porque o ator, cantor, filho de Fábio Jr. e irmão de Cléo Pires é mais um fanático por carros - especialmente os de tração traseira, já que é piloto de drift há mais de 10 anos.

Conheci Fiuk em 2010, em uma etapa de treinos de drift que acontecia no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). À época, Fiuk me disse que começava naquela categoria, que infelizmente até hoje é pouco conhecida no Brasil. Onze anos se passaram, hoje ele participa de um reality show e muita coisa mudou - mas apostamos que sua paixão por automóveis continua igual.

Fiuk toca muito no drift!

Acabei "trombando" com o Fiuk em muitos outros eventos de drift que aconteceram ao longo destes mais de dez anos - muito embora só eu lembre disso, não ele. E o filho de Fábio Jr. evoluiu muito como piloto. De acordo com professores de "escolas" de drift - em que aulas são realizadas somente em pistas fechadas com toda a segurança -, o nível de Fiuk cresceu demais nesse período.

"Mas o que é drift?" - acredite, muitos ainda fazem essa pergunta. Na prática, é uma modalidade de competição em que o piloto tem que realizar derrapagens controladas com o carro em circuitos travados - vence quem mostrar mais habilidade e controle do veículo.

Para quem já teve algum tipo de experiência com isso, é fato de que o controle sobre os pedais de embreagem e de freio (principalmente o de embreagem) é fator crucial para que o drift possa ser feito com sucesso.

A paixão de Fiuk é tanta que o finalista do BBB criou um evento que se chama "Drift Meet" (Encontro do Drift, na tradução literal) para reunir amigos e pilotos apaixonados pela modalidade. Nesses encontros, muitos carros são exibidos e também há disputas do próprio drift, festas e até apresentações de saltos de motocicletas.

Nissan Skyline E Fiuk 30 Dpi
Fiuk faz drift com seu Nissan Skyline há mais de 10 anos
Crédito: Reprodução/Fullpower

Quais carros ele tem?

Bom, há 10 anos quando o encontrei no evento do ECPA, em Piracicaba (SP), Fiuk era dono de um Nissan Skyline azul, da geração R34 - um dos antecessores do superesportivo GT-R. Por mais que seja um carro relativamente antigo (datado dos anos 1980 e 1990), é até hoje um dos mais cultuados entre modelos japoneses, os favoritos entre praticantes da modalidade.

O R34 original tinha aproximadamente 280 cv, mas colegas mais próximos do finalista do BBB confirmaram, à época, que seu modelo tinha preparação para chegar a 400 cv. Depois, soube-se que ele comprou outro Nissan, um 350Z, que tem originalmente um motor V6 de 3,5 litros e 312 cv - obviamente também com tração traseira.

É difícil afirmar que Fiuk vendeu ou se desfez do Skyline para adquirir o 350Z - nossa aposta é que ele guarde os carros até hoje como recordação. Além da dupla nipônica, Filipe ainda guarda em sua garagem um Ford Mustang de duas décadas atrás, também preparado segundo algumas fontes, mas para uso diário.

Nissan Fiuk
Fiuk também tem um Nissan 350Z laranja pronto para as pistas de drift
Crédito: Reprodução
Comentários