A Ford F-150 Raptor é considerada por muitos uma picape quase irrepreensível, mas se há um público que pode não curtir tanto a grandalhona, esse certamente é (ou era) o dos motoristas com consciência ecológica. Agora, não mais. Batizada de Lightning Switchgear, a nova versão elétrica da picape resolve essa questão.
Projetada para competições off-road, a picape une atributos mecânicos da esportiva Raptor ao conjunto eletrificado da configuração Lightning. Essa mescla resulta em dois perfis, sendo um dedicado ao uso comum e o outro feito para as provas do fora-de-estrada.
No caso do modelo feito para as competições, os para-choques são diferentes e há proteções em aço na parte inferior da carroceria. Os pneus são os enormes Nitto Ridge Grappler, de 37 polegadas, que calçam rodas de alumínio de 18 polegadas - as rodas da versão padrão têm aro 20, mas calçam pneus menores.
Algumas medidas da versão de provas também são consideravelmente maiores. A começar pelos 34 cm de distância do solo na dianteira e 27 cm na traseira. A configuração padrão tem 17 cm na frente e 12 cm atrás.
Os demais ajustes feitos para adaptar a versão Lightning ao off-road são os mesmos nas duas variantes. A lista inclui novas suspensões de curso maior (dianteira independente, com braço duplo, e traseira independente multilink), bitolas mais largas, nova barra estabilizadora e amortecedores de desvio interno da marca Fox.
A Ford manteve o conjunto motriz usado na versão mais valente da F-150 Lightning para as duas configurações. Sendo assim, permanecem as duas unidades elétricas (uma em cada eixo), que combinadas rendem até 580 cv de potência e 107,14 kgf.m de torque. A bateria que abastece o sistema é de 131 kWh e permite uma autonomia estimada em 514 quilômetros.
O visual tem uma série de modificações em relação à versão Lightning padrão, com para-lamas alargados (necessário para acomodar os pneus maiores) e tomadas de ar nas laterais. No interior, a picape exibe bancos esportivos do tipo concha da Recaro, com cintos de cinco pontos na primeira fileira.
A primeira aparição da F-150 Lightning Switchgear dedicada às competições aconteceu no último dia 25, na corrida “King of the Hammers”, na Califórnia (EUA). Por enquanto, a Ford não deu detalhes se o modelo de "rua" se tornará uma versão de produção. Dado o trabalho necessário para entregar os dois perfis, é bem provável que isso aconteça.
VÍDEO RELACIONADO