Uma F-150 "Raptor" elétrica feita para o off-road

Ford cria versão Lightning Switchgear dedicada às trilhas. Picape ganha visual invocado e preparação exclusiva

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Lucas Cardoso
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A Ford F-150 Raptor é considerada por muitos uma picape quase irrepreensível, mas se há um público que pode não curtir tanto a grandalhona, esse certamente é (ou era) o dos motoristas com consciência ecológica. Agora, não mais. Batizada de Lightning Switchgear, a nova versão elétrica da picape resolve essa questão.

Ford F-150 "Raptor" elétrica feita para o off-road

Projetada para competições off-road, a picape une atributos mecânicos da esportiva Raptor ao conjunto eletrificado da configuração Lightning. Essa mescla resulta em dois perfis, sendo um dedicado ao uso comum e o outro feito para as provas do fora-de-estrada.

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Ford F-150 Lightning Switchgear 2 F1
A picape elétrica dedicada ao off-road tem dois motores elétricos e 580 cv
Crédito: Divulgação
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Medidas de 4x4

No caso do modelo feito para as competições, os para-choques são diferentes e há proteções em aço na parte inferior da carroceria. Os pneus são os enormes Nitto Ridge Grappler, de 37 polegadas, que calçam rodas de alumínio de 18 polegadas - as rodas da versão padrão têm aro 20, mas calçam pneus menores.

Ford F-150 Lightning Switchgear 4 F2
A versão dedicada às competições estreou durante uma competição off-road na Califórnia
Crédito: Divulgação
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Algumas medidas da versão de provas também são consideravelmente maiores. A começar pelos 34 cm de distância do solo na dianteira e 27 cm na traseira. A  configuração padrão tem 17 cm na frente e 12 cm atrás.

Ford F-150 Lightning Switchgear 5 F3
O visual da picape tem caixas de roda alargadas e tomadas de ar nas laterais
Crédito: Divulgação
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Os demais ajustes feitos para adaptar a versão Lightning ao off-road são os mesmos nas duas variantes. A lista inclui novas suspensões de curso maior (dianteira independente, com braço duplo, e traseira independente multilink), bitolas mais largas, nova barra estabilizadora e amortecedores de desvio interno da marca Fox.

Mesma motorização da Ford F-150 Lightning

A Ford manteve o conjunto motriz usado na versão mais valente da F-150 Lightning para as duas configurações. Sendo assim, permanecem as duas unidades elétricas (uma em cada eixo), que combinadas rendem até 580 cv de potência e 107,14 kgf.m de torque. A bateria que abastece o sistema é de 131 kWh e permite uma autonomia estimada em 514 quilômetros.

F 150 Lightning Switchgear 8 F4
O interior da F-150 Lightning Switchgear tem bancos esportivos da Recaro
Crédito: Divulgação
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Bancos esportivos

O visual tem uma série de modificações em relação à versão Lightning padrão, com para-lamas alargados (necessário para acomodar os pneus maiores) e tomadas de ar nas laterais. No interior, a picape exibe bancos esportivos do tipo concha da Recaro, com cintos de cinco pontos na primeira fileira.

Ford F-150 Lightning Switchgear 3 F5
As rodas da versão dedicada às competições são menores e os pneus têm 37 polegadas
Crédito: Divulgação
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A primeira aparição da F-150 Lightning Switchgear dedicada às competições aconteceu no último dia 25, na corrida “King of the Hammers”, na Califórnia (EUA). Por enquanto, a Ford não deu detalhes se o modelo de "rua" se tornará uma versão de produção. Dado o trabalho necessário para entregar os dois perfis, é bem provável que isso aconteça.

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