O canal de notícias da Webmotors

Furar pedágio não contará pontos na CNH

Projeto de Lei aprovado por deputados acaba com os cinco pontos que hoje são aplicados por evasão. Agora, vai ao Senado

por Roberto Dutra

Uma curiosa adição ao texto original do Projeto de Lei 7452/10 foi aprovado pela Câmara dos Deputados: o texto prevê que quem "furar" um pedágio ou buscar vias alternativas para não pagar a tarifa não será penalizado com pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Originalmente, o PL 7452/10 permite o pagamento de pedágios em rodovias federais por outros meios além de dinheiro em espécie. O "acréscimo" agora vai ser votado no Senado e, se passar, irá para a sanção presidencial.

Na prática, o PL acaba com a punição hoje existente, de cinco pontos, para quem "furar" o pedágio. Além disso, também anula a multa adicional para carros registrados em nome de pessoa jurídica e cujo responsável por alguma infração não seja identificado até 30 dias depois da notificação.
Anuncie seu carro na Webmotors: é fácil e rápido!
O PL original é de autoria do deputado Gilson Marques (Novo-SC), para quem a cobrança exclusivamente em dinheiro é ultrapassada, já que há novos meios rápidos de pagamento, como cartão de débito e PIX. Ele afirma que a cobrança em dinheiro prejudica o tráfego e gera congestionamentos.
Vai comprar um carro novo? Simule aqui seu financiamento.
O texto da PL também aborda os pedágios free flow - os pedágios eletrônicos, que não têm guarita com cobrador nem cancela. Uma emenda de autoria do deputado Hugo leal (PSD-RJ), já aprovada, permite que os motoristas paguem as tarifas em até 12 meses. Inicialmente o prazo era de 15 dias, e depois foi aumentado para 30 dias.
Oferta Relacionada: Marca:FIAT Modelo:ARGO

Comentários

Carregar mais