GAC GS4 x Haval H6: a briga do custo-benefício

Descubra qual SUV híbrido chinês de R$ 200 mil oferece melhor dirigibilidade, tecnologia e conforto

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Nicole Santana
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O mercado de SUVs híbridos e eletrificados no Brasil cresce a cada mês, e marcas chinesas vêm conquistando espaço com modelos modernos, tecnologia avançada e conjuntos mecânicos eficientes. Entre as opções, o GAC GS4 Hybrid Elite e o GWM Haval H6 One chamam atenção.

Ambos custam cerca de R$ 200 mil, mas entregam experiências de condução diferentes. Importante ressaltar que a versão Elite do GS4 é a configuração topo de linha, enquanto a One é a versão de entrada da linha H6.

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Comparativo entre GWM Haval H6 One e GAC GS4 Elite
GAC GS4 Hybrid Elite e GWM Haval H6 One: os dois SUVs deste comparativo custam R$ 200 mil
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
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Design e dimensões

O GAC GS4 Hybrid Elite aposta em sofisticação e em um visual mais forte: tem grade frontal em "V" inspirada em mechas, faróis full-LED e capô esculpido.

O SUV tem 4,59 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,66 metro de altura, com entre-eixos de 2,75 metros. O porta-malas tem capacidade para 638 litros, mais do que suficiente para a rotina do dia a dia - e também para encher de malas quando necessário.

Já o GWM Haval H6 One privilegia robustez e presença, com um toque mais tradicional: exibe grade cromada ampla, faróis full-LED com luzes de rodagem diurnas (DRLs) e frisos em black piano.

O GWM também é mais alto: tem 1,73 metro de altura. Além disso, tem, 4,68 metros de comprimento, 1,88 metro de largura, 2,73 metros de entre-eixos e porta-malas para 560 litros - bem menos que o do rival. Mas não é pequeno.

O GAC GS4 tem porta-malas para 638 litros e o do GWM Haval H6 leva 560 litros
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
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Interior e conforto

As listas de equipamentos dos dois são bem completas. O GS4 Hybrid Elite vem com bancos em couro sintético ajustáveis eletricamente, ar-condicionado automático, um senhor teto solar panorâmico, central multimídia de 10 polegadas e carregador wireless.

O espaço para cinco passageiros é confortável, seja para os dois da frente, que dispõem até de bancos refrigerados, ou para os três de trás, que dispõem de amplo espaço para cabeça e pernas.

O H6 One foca em conforto e tecnologia: bancos em couro ecológico com ventilação, ajuste lombar, ar-condicionado dual zone com purificador de ar, central de 12,3 polegadas com comandos de voz em português, oito alto-falantes, wi-fi 4G e atualizações remotas OTA (over-the-air).

 

O espaço traseiro também é bom. Tem apenas 2 cm a menos que no GS4, uma diferença praticamente imperceptível.

Mas, de forma geral, é aqui que o GAC GS4 brilha, já que oferece comodidade e recursos avançados de série, como o teto-solar que o rival não tem.

Conjunto mecânico e desempenho

O GS4 Hybrid Elite combina o motor 2.0 ATK a combustão com um motor elétrico. Juntos, rendem 235 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. O câmbio é automático DHT de duas marchas e a tração é dianteira.

A performance também é boa: o modelo acelera de zero a 100 km/h em 8 segundos e chega à velocidade máxima de 180 km/h. O consumo é outro ponto importante: 14,1 km/l  na cidade e 11,8 km/l na estrada.

Já o H6 One tem motor 1.5 turbo aliado a um motor elétrico, com 243 cv de potência combinada e 54 kgfm de torque. A transmissão é de duas velocidades e a tração é dianteira.

O GWM Haval H6 tem mais torque e dirigibilidade mais precisa
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
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A performance é quase igual: acelera de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge 175 km/h de velocidade máxima.

Em consumo, ganha por pouco (quase nada):  14,4 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada.

Vale dizer que em ambos foi possível atingir um consumo bem mais eficiente do que os do Inmetro: cerca de 19 km/l em um mix de cidade e estrada, em cada um deles.

E apesar de terem dados muito próximos, o Haval H6 fica um passo à frente por ter mais torque e proporcionar uma sensação de dirigibilidade mais direta e precisa.

Os dois carros têm uma lista de assistentes de condução muito extensa - e novamente, semelhantes -, mas a condução do H6 é mais firme e precisa, independentemente do modo de condução.

Segurança e assistências

Falando em segurança, o GS4 tem com seis airbags, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, monitoramento de ponto cego e câmera 360°.

Já o H6 One vem com seis airbags, condução semiautônoma nível 2+, controle automático adptativo de velocidade (ACC), start/stop, assistente de estacionamento, reconhecimento de placas, cinco câmeras e dois radares.

Aqui o GWM Haval H6 se destaca em sistemas de condução semiautônoma e assistência avançada, enquanto o GS4 é equipado com recursos básicos de segurança.

A escolha entre GAC GS4 e GWM Haval H6 dependerá da prioridade do comprador
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
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Preços e revisões

  • GS4 Hybrid Elite: R$ 199.990
  • Cinco primeiras revisões: R$ 4.700 (a cada ano ou 10 mil quilômetros)
  • H6 One: R$ 199.000
  • Quatro primeiras revisões : R$ 4.992,96 (a cada ano ou 12 mil quilômetros).
  • Conclusão

    No volante, o H6 entrega dirigibilidade mais precisa e prazerosa, com respostas mais lineares em acelerações e frenagens. Já o GS4 se destaca pelo pacote de itens de série e conforto, com teto solar panorâmico e interior mais tecnológico.

    Em resumo, a escolha depende da prioridade do motorista: o H6 proporciona mais prazer ao dirigir, enquanto o GS4 se destaca no conforto e na tecnologia embarcada.

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