O mercado de SUVs híbridos e eletrificados no Brasil cresce a cada mês, e marcas chinesas vêm conquistando espaço com modelos modernos, tecnologia avançada e conjuntos mecânicos eficientes. Entre as opções, o GAC GS4 Hybrid Elite e o GWM Haval H6 One chamam atenção.
Ambos custam cerca de R$ 200 mil, mas entregam experiências de condução diferentes. Importante ressaltar que a versão Elite do GS4 é a configuração topo de linha, enquanto a One é a versão de entrada da linha H6.

O GAC GS4 Hybrid Elite aposta em sofisticação e em um visual mais forte: tem grade frontal em "V" inspirada em mechas, faróis full-LED e capô esculpido.
O SUV tem 4,59 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,66 metro de altura, com entre-eixos de 2,75 metros. O porta-malas tem capacidade para 638 litros, mais do que suficiente para a rotina do dia a dia - e também para encher de malas quando necessário.
Já o GWM Haval H6 One privilegia robustez e presença, com um toque mais tradicional: exibe grade cromada ampla, faróis full-LED com luzes de rodagem diurnas (DRLs) e frisos em black piano.
O GWM também é mais alto: tem 1,73 metro de altura. Além disso, tem, 4,68 metros de comprimento, 1,88 metro de largura, 2,73 metros de entre-eixos e porta-malas para 560 litros - bem menos que o do rival. Mas não é pequeno.
As listas de equipamentos dos dois são bem completas. O GS4 Hybrid Elite vem com bancos em couro sintético ajustáveis eletricamente, ar-condicionado automático, um senhor teto solar panorâmico, central multimídia de 10 polegadas e carregador wireless.
O espaço para cinco passageiros é confortável, seja para os dois da frente, que dispõem até de bancos refrigerados, ou para os três de trás, que dispõem de amplo espaço para cabeça e pernas.
O H6 One foca em conforto e tecnologia: bancos em couro ecológico com ventilação, ajuste lombar, ar-condicionado dual zone com purificador de ar, central de 12,3 polegadas com comandos de voz em português, oito alto-falantes, wi-fi 4G e atualizações remotas OTA (over-the-air).
O espaço traseiro também é bom. Tem apenas 2 cm a menos que no GS4, uma diferença praticamente imperceptível.
Mas, de forma geral, é aqui que o GAC GS4 brilha, já que oferece comodidade e recursos avançados de série, como o teto-solar que o rival não tem.
O GS4 Hybrid Elite combina o motor 2.0 ATK a combustão com um motor elétrico. Juntos, rendem 235 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. O câmbio é automático DHT de duas marchas e a tração é dianteira.
A performance também é boa: o modelo acelera de zero a 100 km/h em 8 segundos e chega à velocidade máxima de 180 km/h. O consumo é outro ponto importante: 14,1 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada.
Já o H6 One tem motor 1.5 turbo aliado a um motor elétrico, com 243 cv de potência combinada e 54 kgfm de torque. A transmissão é de duas velocidades e a tração é dianteira.
A performance é quase igual: acelera de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge 175 km/h de velocidade máxima.
Em consumo, ganha por pouco (quase nada): 14,4 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada.
Vale dizer que em ambos foi possível atingir um consumo bem mais eficiente do que os do Inmetro: cerca de 19 km/l em um mix de cidade e estrada, em cada um deles.
E apesar de terem dados muito próximos, o Haval H6 fica um passo à frente por ter mais torque e proporcionar uma sensação de dirigibilidade mais direta e precisa.
Os dois carros têm uma lista de assistentes de condução muito extensa - e novamente, semelhantes -, mas a condução do H6 é mais firme e precisa, independentemente do modo de condução.
Veja também: Haval H6 HEV One tem desconto com isenção para PcD
Falando em segurança, o GS4 tem com seis airbags, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, monitoramento de ponto cego e câmera 360°.
Já o H6 One vem com seis airbags, condução semiautônoma nível 2+, controle automático adptativo de velocidade (ACC), start/stop, assistente de estacionamento, reconhecimento de placas, cinco câmeras e dois radares.
Aqui o GWM Haval H6 se destaca em sistemas de condução semiautônoma e assistência avançada, enquanto o GS4 é equipado com recursos básicos de segurança.
Aproveite e confira: GAC GS4 Hybrid: ele só precisa de uma chance
No volante, o H6 entrega dirigibilidade mais precisa e prazerosa, com respostas mais lineares em acelerações e frenagens. Já o GS4 se destaca pelo pacote de itens de série e conforto, com teto solar panorâmico e interior mais tecnológico.
Em resumo, a escolha depende da prioridade do motorista: o H6 proporciona mais prazer ao dirigir, enquanto o GS4 se destaca no conforto e na tecnologia embarcada.