A GWM "esfrega as mãos" para começar a fazer carros no Brasil. Dona do complexo de Iracemápolis (SP), que pertencia à Mercedes-Benz, a empresa revelou a jornalistas brasileiros na China que o local começará a fazer protótipos em junho - para iniciar a linha de produção definitiva em agosto.
O primeiro produto da poderosa Great Wall Motor será, na realidade, toda a linha de SUVs da família Haval H6 - ou seja, as quatro versões atuais do carro, H6 HEV2, H6 PHE19, H6 PHEV34 e H6 GT. Segundo executivos da marca, os primeiros modelos nacionais continuarão sendo feitos com motor a gasolina - os híbridos flex da marca, portanto, devem surgir somente em 2026.
A GWM revelou que os primeiros H6 nacionais terão 35% de índice de nacionalização, mas que a meta da empresa é chegar a 60% até 2026.
O local terá aproximadamente 400 pessoas trabalhando no momento em que as máquinas forem ligadas, em junho; e mais de 800 funcionários até o final do ano, quando a planta já estará com sua capacidade plena de operação.
A marca ainda não confirma - nem nega - que os futuros Haval H6 fabricados no Brasil terão o design renovado para receber a nacionalização. Vale dizer que durante o lançamento do SUV, em meados de 2023, a empresa afirmou que não deveria atualizar nenhum produto antes de três anos de "vida".
Nossa aposta, portanto, é de que o novo Haval H6, já com visual remodelado, deva aparecer por aqui justamente quando receber o motor flex, o que deve acontecer de fato só no segundo semestre do ano que vem.
Os outros produtos que serão feitos pela empresa no Brasil você já conferiu aqui no WM1: depois da nacionalização dos H6, o próximo produto nacional da GWM será a linha de picapes Poer. Depis, na sequência, um "SUV off-road" que não é o Tank 300.
Acreditamos que esse terceiro integrante seja o Haval H9, um SUV robusto de sete lugares com design aventureiro e pegada de Land Rover Defender, Jeep Wrangler e Mercedes-Benz Classe G.



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