A GWM (Great Wall Motors) acaba de oficializar o início da produção nacional em sua fábrica de Iracemápolis (SP) a partir de julho de 2025. A confirmação foi feita pelo próprio chairman global da marca, Jack Wey, durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na China.
No encontro, Wey revelou que três modelos serão produzidos localmente: o SUV híbrido Haval H6, que será o primeiro a sair da linha de montagem, e já comercializado no país via importação, a picape média Poer e o SUV de sete lugares Haval H9.
De acordo com a marca, a operação terá uma capacidade inicial de 50 mil unidades por ano e deverá gerar 800 empregos diretos até o fim deste ano.
De acordo com Wey, a planta paulista não será apenas um ponto de produção, mas também um centro de pesquisa e engenharia para toda a América Latina.
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A meta da empresa é dobrar a capacidade produtiva para 100 mil unidades/ano no futuro, ampliando sua atuação na região e criando mais de dois mil empregos diretos.
Durante o encontro, o chairman também convidou o presidente Lula para participar da cerimônia oficial de inauguração da fábrica, que deverá ocorrer nos próximos meses. Para celebrar a parceria, Lula recebeu de presente uma miniatura do Haval H6, símbolo da nova fase da montadora no país.
Além dos R$ 4 bilhões já aplicados no lançamento da marca e na reativação da fábrica, a GWM anunciou um segundo ciclo de investimentos no Brasil. Serão mais R$ 6 bilhões entre 2027 e 2032, totalizando R$ 10 bilhões em dez anos.
Esse novo aporte será destinado à expansão da operação brasileira e ao desenvolvimento local de veículos, com foco em alta tecnologia automotiva voltada para as necessidades do consumidor brasileiro.
No encontro com Lula e sua comitiva, Wey também aproveitou para apresentar pessoalmente os três modelos que serão produzidos no Brasil: Haval H6, Poer e Haval H9.
Dos três, apenas o H6 já é vendido do mercado brasileiro, onde compete entre os SUVs médios - é rival direto do BYD Song, por exemplo.
Já a picape Poer chegará para brigar por espaço no segmento de picapes médias, mercado dominado por Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. No entanto, assim como com o H6, o principal concorrente do modelo será um produto da BYD: a Shark.
Por fim, outro nome inédito no Brasil, o Haval H9 é um SUV grande, de sete lugares, que tem como foco o mesmo público que é atendido por Jeep Commander, Caoa Chery Tiggo 8 e Toyota SW4, por exemplo.
Além deles, Jack Wey também mostrou o Tank 300, SUV híbrido de luxo com foco off-road. O modelo já é comercializado no mercado brasileiro, com bons resultados em vendas - mas não será produzido aqui.