GWM Ora 05: SUV tem caminho para o Brasil?

SUV compacto elétrico, modelo aposta em tecnologia, design retrô e recursos semiautônomos para peitar BYD Yuan e cia

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. GWM Ora 05: SUV tem caminho para o Brasil?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Great Wall Motors (GWM) oficializou esta semana o lançamento oficial do GWM Ora 05, primeiro SUV elétrico da submarca Ora. O modelo surge para disputar clientes com BYD Yuan, Volvo EX30, Leapmotor B10 e cia.

Apresentado durante o evento "Natural Aesthetics Design Appreciation", o Ora 5 ainda marca a entrada da fabricante no segmento de SUVs compactos elétricas e reforça a estratégia da empresa de expansão no segmento da eletromobilidade, especialmente no mercado asiático.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O GWM Ora 05 é muito parecido com o Ora 03 - é como se fosse a versão SUV do hatch
Crédito: Autohome
toggle button

    Como é o GWM Ora 05

    O Ora 05 chega com dimensões superiores às do hatch Ora 03, já comercializado em diversos países, incluindo o Brasil. Com 4,47 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,64 metro de altura e 2,72 metros de entre-eixos, o SUV oferece mais espaço interno e tem proposta de uso urbano.

    Mesmo assim, vale destacar que o design mantém a identidade visual da linha "cat family", com faróis redondos grandes, grade frontal fechada e para-choque com entradas de ar ampliadas. A traseira do SUV também exibe estilo minimalista, com lanternas horizontais e spoiler integrado.

    É quase como um Ora 03 em maiores bem proporções - algo parecido com o que a Fiat faz na Europa, onde vende o hatch 500 e o SUV 500X.

    Lá fora, no mercado asiático, o modelo será oferecido em seis opções de cores inspiradas em pontos turísticos chineses. As rodas, calçadas por pneus 225/60 R18, completam o visual que mistura elementos retrô e futuristas.

    O painel do GWM Ora 05 é simples, bonito e sofisticado. Faria sucesso por aqui?
    Crédito: Autohome
    toggle button

    Cabine sofisticada

    Por dentro, o Ora 05 tem painel revestido em tecidos, três opções de acabamento e equipamentos como painel digital flutuante, central multimídia com sistema de terceira geração e integração ao assistente de voz com I.A.

    O teto panorâmico de 1,65 m², a iluminação ambiente em 64 cores e os bancos traseiros rebatíveis são alguns dos itens voltados para o conforto e à personalização.

    Em tecnologia, o Ora 05 oferece o sistema de condução semiautônoma "Coffee Pilot Ultra", também em sua terceira geração. O pacote inclui sensores LiDAR no teto, câmeras dianteiras, laterais e traseiras, e ainda funções como o NOA (Navigation On Autopilot), seja em vias urbanas ou rodovias.

    A proposta, segundo a GWM, é oferecer uma condução assistida com maior segurança e eficiência, alinhada às tendências globais de automação veicular.

    Qual o motor do Ora 05?

    O conjunto mecânico é composto por um motor elétrico de 150 kW (204 cv de potência), alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) fornecidas pela SVOLT. Embora a capacidade exata das baterias não tenha sido divulgada, a expectativa é que o SUV ofereça autonomia entre 555 e 705 quilômetros, com base nas configurações utilizadas em outros carros da marca, como o sedã "Lightning Cat".

    O Ora 05 será posicionado como concorrente direto de modelos como BYD Yuan Plus, Volvo EX30, Peugeot e2008 e Geely EX5. Como os preços desses rivais variam entre 116 mil e 200 mil yuans (de R$ 86 mil a R$ 150 mil, aproximadamente), o GWM 05 deverá seguir faixa semelhante.

    Segundo a empresa, o valor será divulgado nas próximas semanas.

    A escolha do nome "Ora 05" foi feita por meio de votação pública, conduzida pelo gerente geral da GWM, Lü Wenbin. As opções incluíam "Ora Cat" e "Ora i5", mas o nome vencedor foi considerado mais simples, direto e alinhado à nova abordagem da marca para nomenclaturas.

    O GWM Ora 05 também poderia ter sido nomeado como "Ora Cat" ou "Ora i5". Ora 05 venceu a votação
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    GWM Ora 05 vem ao Brasil?

    O posicionamento oficial da GWM neste momento é de que não. Mas é quase óbvio que a GWM avalia a expansão da linha Ora no país. Afinal de contas as palavras "SUV", "compacto" e "elétrico" são atraentes nos dias de hoje.

    Atualmente, a marca vende por aqui o hatch Ora 03 e outros modelos híbridos e elétricos, como a picape Poer P30, os SUVs Haval H6 e H9 e o grandão Tank 300. A introdução de um SUV elétrico compacto poderia representar uma nova etapa na estratégia da empresa para o mercado latino-americano.

    O lançamento do Ora 05 lá fora ocorre em um momento de crescente demanda por veículos elétricos na China, impulsionada por incentivos governamentais, avanços tecnológicos e mudanças no perfil de consumo.

    A GWM, que precisou enfrentar queda nas vendas nos últimos anos, agora aposta no novo modelo para recuperar participação e consolidar sua presença no segmento de elétricos.

    Com foco em design, tecnologia e autonomia, portanto, o Ora 05 representa mais uma tentativa da GWM de se reposicionar como referência em mobilidade elétrica urbana.

    Comentários
    Wid badge