Há 110 anos, Rolls-Royce fazia 160 km/h e 10 km/l

Em 1911, primeiro Silver Ghost bateu recorde de velocidade média em prova entre a Inglaterra e a Escócia

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Há 110 anos, Rolls-Royce fazia 160 km/h e 10 km/l
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em 1911, o Rolls-Royce Silver Ghost 1701 bateu o recorde de velocidade média no trajeto entre Londres, na Inglaterra, e a capital escocesa, Edimburgo. Cento e dez anos depois do feito, o clássico britânico fez novamente a viagem de 1.286 quilômetros, acompanhado por outros nove Silver Ghosts da mesma época.

2021 Rolls Royce London Edinburgh Trial 14
Há 110 anos, o Rolls-Royce Silver Ghost foi o primeiro carro da marca a superar os 160 km/h
toggle button

Naquela ocasião, o Silver Ghost foi desenvolvido como um “veículo experimental de velocidade”, e completou o percurso de ida e volta entre as cidades a uma velocidade média de 31,5 km/h. A marca pode não ser impressionante para os dias atuais, mas há mais de um século foi considerada uma façanha e tanto.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Curiosamente, o Silver Ghost que participou da prova não sofreu alterações, uma vez que a Rolls-Royce queria mostrar as qualidades do seu carro. Durante as medições de desempenho feitas após o evento, o veículo atingiu a velocidade de 125,8 km/h em um trecho de 800 metros.

Primeiro carro da Rolls-Royce a bater os 160 km/h

Mais tarde, o Silver Ghost se tornaria o primeiro carro da Rolls-Royce a superar a barreira das 100 milhas por hora (velocidade equivalente a 160,9 km/h), desta vez em teste realizado em um circuito fechado. A média de consumo de gasolina registrada durante os testes foi de bons 10,2 km/l.

2021 Rolls Royce London Edinburgh Trial 15
Rolls-Royce Silver Ghost atual é equipado com motor V12 de 571 cv de potência
toggle button

Para efeito de comparação, o moderno Silver Ghost produzido pela Rolls-Royce atualmente é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e atingir velocidade máxima de 250 km/h. O motorzão V12 turbinado de 571 cv de potência e 86 kgf.m de torque tem consumo médio combinado de 6,5 km/l, segundo o ciclo de medições WLTP utilizado na Europa.

“O Silver Ghost é indiscutivelmente o Rolls-Royce mais famoso de todos os tempos”, disse Andrew Ball, chefe de relações corporativas da marca britânica. “Foi por meio de seu sucesso nos primeiros teste de velocidade, confiabilidade e resistência que a Rolls-Royce ganhou a reputação de ‘o melhor carro do mundo’”, lembrou o executivo.

Comboio de antigos Rolls-Royce Silver Ghost chegaram em Edimburgo um dia depois de partir de Londres
toggle button

A viagem entre Londres e Edimburgo para comemorar os feitos do Silver Ghost ocorreu no início deste mês. Os carros saíram da capital inglesa na manhã do dia 5 de setembro, pela rodovia Great North Road. Os dez Silver Ghost seguiram em comboio, e rodaram a maior parte do tempo na marcha mais alta, exatamente como o recordista de velocidade fez há 110 anos. O passeio terminou no dia seguinte, com uma grande recepção na concessionária Rolls-Royce da capital escocesa.

“O Silver Ghost 1701 tem um lugar único e especial na história e no carinho da marca. É difícil pensar em muitas máquinas que ainda podem funcionar exatamente como faziam há 110 anos. Este carro é uma homenagem notável aos nossos antecessores que o projetaram e construíram”, resumiu Andrew Ball.

Comentários