O primeiro carro da Great Wall Motors que chegará ao Brasil ainda este ano acabou de ser lançado na China. É o SUV Haval H6 2023. Para explicar um pouco melhor, o H6 é feito, na prática, pela Haval, uma submarca da Great Wall dedicada justamente a utilitários esportivos.
Na China, o Haval H6 2023 surge nas opções DHT-HEV (híbrida) e DHT-PHEV (plug-in). A autonomia da versão híbrida convencional, com recarga feita pelo próprio motor a combustão, não foi divulgada, mas deve ficar em aproximadamente 30 quilômetros. Já nas versões DHT-PHEV são divulgados 55 ou 110 quilômetros de autonomia.
O híbrido convencional tem motor 1.5 turbo com injeção direta de alta pressão e turbo de geometria variável. Rende 156 cv e mais 177 cv do motor elétrico, que gera potência combinada de 243 cv - e 54 kgf.m de torque
Já o híbrido plug-in tem um conjunto de baterias maior (que são recarregadas em tomadas ou carregadores). Aí o mesmo motor 1.5 turbo também trabalha em conjunto com um motor elétrico extra no eixo traseiro, o que eleva a potência total para 326 cv. O torque continua em 54 kgf.m.
É essa versão que chega aos 200 quilômetros de autonomia só no modo elétrico. É um grande diferencial, pois permite viagens sem grandes preocupações: se a carga acabar, o motor a combustão entra em ação.
Conforme o WM1 apurou com a Great Wall Motors Brasil, o Haval H6 será vendido no Brasil, inicialmente importado, nas versões HEV e PHEV. Num segundo momento a Great Wall deve produzir, na planta de Iracemápolis (SP), os motores 1.5 turbo flex para estes modelos híbridos.
Atualmente os modelos estão em testes de rodagem em solo brasileiro, para adaptação e climatização. Os testes servirão para ajustes na suspensão e também na própria motorização.
Enquanto isso, a Great Wall Motors anunciou nesta segunda-feira (22/8), lá na China, que sua submarca Haval interromperá as vendas de veículos movidos a combustível até 2023.
O anúncio foi feito na nova conferência de estratégia de energia da marca, realizada em Pequim. Lá o gerente da Great Wall, Li Xiaorui, também revelou que os chamados modelos Neighborhood Electric Vehicles, ou NEVs (uma categoria de veículos elétricos a bateria que geralmente têm velocidade máxima de 50 km/h) responderão por 80% das vendas até 2025.
Isso significa que a Haval se juntará à BYD e a outros fabricantes chineses, que também deixarão de vender veículos com motor a combustão interna.
Em março, a BYD anunciou planos para interromper a fabricação e as vendas de veículos movidos a combustível, pois pretendia se concentrar em modelos completamente elétricos e híbridos plug-in.