A Audi revelou a terceira geração do Q3. Totalmente renovada desde a plataforma, o SUV chega nas concessionárias europeias apenas em outubro. Mas a marca alemã já revelou as imagens e alguns dados técnicos do modelo.
Agora baseado na plataforma MQB Evo, esse primo distante do Volkswagen Tiguan de terceira geração rompe completamente com a identidade de estilo anterior da marca e agora ostenta um design bastante atual e de linhas bem ousadas, com vários elementos claramente inspirados em carros como o elétrico Q6 e-tron e os novíssimos A5 e A6 Sportback.
Pela primeira vez, alias, um modelo da família "3" será equipado com os faróis do tipo Matrix LED, item que até há pouco estava restrito apenas as Audi mais caros.
No interior, o visual bastante sóbrio - e até um pouco cansado - deu lugar a um painel muito mais atual e no mesmo estilo dos Audi mais caros, com duas grandes telas - de 11,9 polegadas para os instrumentos e 12,8 polegadas para o motorista.
Ao mesmo tempo, a Audi resolveu mexer em alguns comandos básicos do veículo, concentrando os comandos de setas e dos limpadores na mão esquerda e o câmbio numa alavanca na direita.
É uma solução semelhante a aplicada em alguns modelos da Mercedes-Benz e que abriu espaço para a instalação de dois porta-copos e um carregador de indução por tampa no console central.
Na gama de motores do novo Audi Q3, a grande novidade é a variação plug-in e-hybrid 200 kW, que desenvolve 272 cv de potência combinada.
Com uma bateria motriz de 19,7 kWh de capacidade, o e-hybrid 200 kW é compatível com recarga rápida de 50 kW, o que permite elevar a carga da bateria de 10% para 80% em menos de 30 minutos. O alcance no modo elétrico é de 119 quilômetros (ciclo WLTP).
A gama inclui ainda as versões TFSI 110 kW (1.5 turbo de 150 cv com sistema híbrido leve e câmbio automatizado S tronic de sete marchas), TDI 110 kW (turbo-diesel de 150 cv, tração dianteira e câmbio automatizado) e FSI quattro 195 kW (2.0 turbo de 265 cv de potência, tração integral e câmbio de sete marchas).
Ainda segundo a Audi, o pacote ADAS do novo Q3 terá também algumas novidades. Pela primeira vez no modelo, - o sistema semiautônomo será capaz de assumir automaticamente o controle do veículo e levá-lo até o acostamento caso o motorista perca a capacidade de conduzir o veículo.
O assistente de estacionamento automático também ficou mais inteligente e agora é capaz de memorizar e repetir manobras em vagas apertadas.



Email enviado com sucesso!