Honda Civic RS é quase um Type R de baixo custo

Conceito criado no Japão transforma o hatch "comum" em um carro de visual esportivo e com câmbio manual de seis marchas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Honda Civic RS é quase um Type R de baixo custo
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Civic Type R é a variação mais esportiva - e mais extrema - do modelo médio da Honda. Mas, mesmo no Japão, é um carro bem mais caro que as versões comuns. É de olho nesse público que só quer um visual mais ousado que a Honda criou, recentemente, o Civic RS.

Exibido no evento Tokyo Auto Salon 2024, esse RS oficialmente ainda é um conceito, embora muito próximo de um carro de produção - que deve chegar em breve ao mercado japonês. Na comparação com o hatch normal, além do visual "all-black", esse Civic esportivado tem um para-choque dianteiro exclusivo, mas que lembra a peça utilizada no... Type R!

2024 Honda Civic Rs Prototype 2 2048x1366
O Logotipo RS está na tampa traseira e na grade dianteira desse Civic esportivado
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A sigla RS, aliás, não é completamente nova na linha Civic. Em 1974, ela foi usada para designar a primeira versão esportiva do modelo, que foi oferecida por um breve período apenas no mercado japonês e tinha visual incrementado e motor mais potente.

Voltando para 2024, a Honda não divulgou a ficha técnica desse Civic RS. Se limitou a informar que o hatch tem câmbio manual de seis marchas - o que já é bom sinal para um carro com pretensões nervosas. Na gama do modelo para o mercado japonês, o único motor que pode ser combinado a essa transmissão é o 1.5 turbo de 182 cv.

Honda Civic Type R 1887
Este é o Type R, atualmente o mais extremo dos Honda Civic
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

É uma boa potência, mas não o suficiente para transformar o RS em uma alternativa de custo mais baixo ao Type R, que em sua especificação japonesa tem 330 cv e é mais potente que o carro vendido no Brasil.

Uma alternativa seria a receita do Civic Si americano, que usa uma variação de 203 cv do motor 1.5 turbo também combinado ao câmbio manual de seis marchas. E aí, caro leitor: você acha que a Honda só teria a ganhar expandindo a linha do Civic de 11ª geração no mercado brasileiro para além do sedã Hybrid e do esportivo Type R?

Vídeo relacionado

Comentários