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Honda diz porque Civic Si tem 'apenas' 208 cv

Segundo executivo, potência foi restrita para não comprometer a durabilidade e também para manter o preço acessível

por Redação WM1

Quando a potência do novo Civic Si foi anunciada, de “apenas” 208 cv, com torque de 26,54 kgf.m extraídos do motor 1.5 turbo, muitos fãs do esportivo ficaram decepcionados. Afinal de contas, os números são muito semelhantes aos do Si anterior, que rende 206 cv e 23,9 kgf.m, extraídos do motor 2.0 naturalmente aspirado.



Em entrevista para a publicação “Automotive News”, o executivo Rob Keough, responsável pelo planejamento de produto do Civic, esclareceu que custo e durabilidade foram os motivos para o novo Si apresentar um incremento modesto de desempenho em relação ao seu antecessor. “Poderíamos colocar mais potência nele, mas isso não contribui para a durabilidade do motor”, explicou. No Civic Touring vendido no Brasil, o mesmo 1.5 turbinado tem 173 cv e 22,3 kgfm (na foto abaixo, o novo Si com carroceria hatch - ele também é vendido em versão sedã).



Keough também esclareceu que o caminho contrário - projetar uma versão mais “mansa"do 2.0 turbo de 310 cv e 40,8 kgf.m que equipa o Civic Type R - iria encarecer muito o Si, que acaba de chegar ao mercado norte-americano por US$ 24.775 (cerca de R$ 81.175 na conversão direta), com taxas inclusas. O Type R, que ainda não foi lançado, deverá custar US$ 10 mil (R$ 32,8 mil) acima desse valor.



O executivo da Honda, no entanto, não descartou a chegada, em um futuro não muito distante, de uma opção intermediária entre a brutalidade do Type R e a civilidade do Si, separados hoje por cerca de 100 cv. Essa versão poderia tanto usar uma variante mais potente do motor 1.5, modificada para não comprometer sua vida útil, ou o 2.0 turbinado com ajuste para entregar menos potência. Esse Civic, que nunca existiu, teria preço na faixa dos US$ 30 mil (R$ 98,3 mil).


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