Aquele sonho de ter um carro de competição para desfilar na cidade ou na estrada se tornou possível para quem tem o equivalente a R$ 1,7 milhão na conta bancária. A Lamborghini acaba de apresentar, o Huracán STO, a versão homologada para as ruas do Super Trofeo Evo.
O superesportivo da marca italiana é o sucessor do Huracán Performante e faz jus à linhagem. Usa motor 5.2 V10 que gera 640 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 57 kgf.m Com o câmbio de dupla embreagem e sete marchas e a tração traseira, o bólido é capaz de fazer o 0 a 100 km/h em 3 segundos e o 0 a 200 km/h em 9 segundos, de acordo com a Lamborghini.
O carrão oferece três modos de direção: STO (para uso "civil"), Trofeo (para quem quiser brincar no autódromo) e Pioggia (para quem quiser brincar em pista molhada). A máxima é prometida para 310 km/h. Tamanho desempenho não é fruto apenas do motor V10. Com uso de fibra de carbono em cerca de 80% da carroceria, o Huracán STO pesa 1.339 kg, 43 kg a menos que o Performante.
Na dinâmica, os engenheiros criaram uma peça única chamada "cofango", que integra capô ("cofano") e para-choque ("parafango") - todos nomes italianos, ainda bem. Um recurso usado também no Sesto Elemento que, segundo a empresa, economiza tempo em competições na pista.
O capô, por sinal, recebeu novos dutos de ar neste Huracán de 640 cv que pode rodar na rua. Todo esse conjunto serve para aumentar o fluxo de ar e o resfriamento do motorzão, e também para reduzir o arrasto aerodinâmico e ajudar a manter o esportivo mais grudado no chão.
Já o sistema de freios traz discos CCM-R da Brembo, de carbono-cerâmica. Eles prometem suportar quatro vezes mais o calor que o sistema gera para segurar o superesportivo, e 25% a mais de poder de frenagem.
E antes que a gente esqueça, a sigla deste Huracán para lá de nervoso significa Super Trofeo Omologata. O Lambo tem preço sugerido de US$ 327.838, o equivalente a R$ 1,7 milhão em conversão direta (18/11).