A Husqvarna inaugurou sua segunda concessionária oficial no Brasil. Localizada na cidade de Nova Lima, na grande Belo Horizonte (MG), a nova loja atenderá não só ao mercado de Minas Gerais, mas também da região centro-oeste. A segunda Power Husky fica na Avenida 5ª Avenida, nº 333, bairro Vale do Sol, e também é controlada pelo grupo 2W Motors, que representa a marca no país desde 2018. A primeira loja fica em São Paulo.

A inauguração teve uma atração de primeira grandeza: o lançamento da Norden 901 Expedition para o mercado brasileiro. Trata-se de uma big trail - ok, meio crossover -, cuja versão padrão já vinha sendo vendida no país desde 2022 - e que tivemos a oportunidade de pilotar em abril do ano passado.
Desta vez, é uma versão mais completa, com acessórios para reforçar o conforto e a praticidade em viagens. O motor é o mesmo da versão tradicional: um bicilíndrico de 889 cm³ com refrigeração líquida, que rende 105 cv de potência e 10,1 kgf.m de torque. O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente. A moto pesa 214,5 quilos a seco e o tanque pega 19 litros. Com consumo médio prometido de 22,2 km/l, a autonomia estimada é de cerca de 4290 quilômetros.
Mas a Expedition vem bem mais equipada. Tem suspensões WP com 24 cm de curso na frente e atrás, pára-brisa mais alto, bolsas laterais para um total de 36 litros de bagagens, cavalete central, painel de TFT com conectividade por aplicativo próprio, quatro modos de condução (street, rain, off-road e explorer), ABS desligável para rodagem off-road, controle de tração ajustável em nove níveis, embreagem assistida e deslizante, e rodas raiadas com pneus de uso misto e sem câmara.
A Husqvarna Norden 901 Expedition tem preço sugerido de R$ 169.900. É um valor altíssimo dentro do segmento de big trail, no qual brigam modelos como BMW R 1250 GS, Trumph Tiger 900, Honda CRF 1100 Africa Twin e Ducati Multistrada. Todas essas concorrentes custam menos, e algumas têm mais recursos e/ou são mais potentes.
O alto valor da Norden se explica por ser uma moto importada - em euros - e que vem em lotes pequenos. Por consequência, é um produto muito mais exclusivo. Mas isso certamente não impedirá que todas as unidades que forem importadas encontrem compradores.
Afinal, se preço fosse problema, modelos que hoje chegam à casa dos R$ 300 mil - como Honda GL 1800 Gold Wing ou as BMW da linha K 1600 - não seriam comercializadas no mercado brasileiro.



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