Hyundai fará motor no Brasil para reduzir custos

Marca confirma fabricação de propulsor em Piracicaba (SP), mas não deve baixar preços, só diminuir dependência da matriz

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Hyundai fará motor no Brasil para reduzir custos
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Hyundai Motor Brasil confirmou a fabricação de motores na unidade de Piracicaba (SP), porém sem dar detalhes sobre datas e os conjuntos que serão nacionalizados. A produção local de motores trará ganho logístico para marca sul-coreana, mas isso não deve impactar os preços dos modelos equipados.

A informação partiu de Ricardo Martins, vice-presidente da marca, em entrevista ao Automotive Business. O executivo afirmou que a filial prepara a expansão da fábrica paulista para receber a linha de motores. A produção inicialmente será em CKD - as peças chegam importadas e são montadas aqui. Em uma segunda etapa, com a parte de usinagem concluída, o motor será feito no Brasil - com a parte da fundição dos blocos a cargo de um fornecedor local da Hyundai.

Hyundai quer otimizar logística

O fato de o motor ser produzido nacionalmente, contudo, não significa que os modelos da Hyundai produzidos aqui (HB20, HB20S e Creta) ficarão mais baratos. Segundo fontes do mercado e ligadas à própria marca, esse movimento visa principalmente otimizar a logística da operação da empresa aqui, assim como não depender da produção externa. Claro, isso significa redução de custos e não ficar ao bel prazer dos "humores" do dólar.

Vista aérea da Fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP)
Fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP) passará a produzir motores para os modelos da marca
Crédito: Divulgação

A Hyundai também não adiantou qual motor será feito localmente, mas uma fonte assegurou que será a gama 1.0 três-cilindros que já equipa as linhas fabricadas em Piracicaba, nas variantes aspirada e turbinada. Bom ressaltar que o Creta 2022 acaba de ser lançado com versões 1.0 turbo e que a marca confirmou que a linha HB20 não dispõe mais do 1.6 16V aspirado.

Comentários