Hyundai HB20 1.6 se despede da linha

Marca sul-coreana deixa de produzir as variantes quatro cilindros do hatch e sedã. Agora, só 1.0 aspirado ou turbo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Hyundai HB20 1.6 se despede da linha
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Aquela quase "loucura" de variedades de versões do HB20 vai ficar um pouco mais simples. A Hyundai confirma que não produz mais a sua linha compacta com motor 1.6. As gamas do hatch e do sedã agora só serão equipadas com os motores 1.0 de três-cilindros, em suas variantes aspirada ou turbo.

O motor 1.6 16V da família Gamma, hoje com até 130 cv de potência, acompanha o HB20 desde a primeira geração, lançada em 2012, quando equipava as versões topo de linha. A chegada das variantes turbinadas rebaixaram o propulsor de quatro cilindros para os modelos intermediários.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Desta forma, o HB20 hatch e sedã deixam de ter as  versões Vision 1.6 manual e automática, e seguem com o 1.0 aspirado de 80/75 cv com câmbio manual e o 1.0 turbo TGDi de 120 cv e 17,5 kgf.m - este vai ganhar opção de câmbio manual de seis marchas e mantém a transmissão automática. Já a linha aventureira HB20X, cujas cinco versões só eram ofertadas com o 1.6 Gamma, passará a ser equipada com o turbo e caixa automática, mas em menos opções.

Hyundai HB20 Vision 1.6 AT
O HB20 hatch e sedã não terão mais as versões Vision 1.6: motor equipava o modelo desde o lançamento, em 2012
Crédito: Divulgação
toggle button

Ritmo de despedida do HB20 1.6

As concessionárias da Hyundai já não recebiam o HB20 1.6 há pelo menos um mês. Além disso, no lançamento do renovado Creta 2022, a marca sul-coreana praticamente abandonou o motor Gamma, que ficou restrito à nova versão de entrada Action, que manteve o desenho antigo.

A montadora não explicou as razões para a retirada do 1.6 da linha compacta, mas é fato que tratava-se de um motor mais antigo e menos eficiente que os 1.0. Bom lembrar que, em janeiro de 2022, entram em vigor as novas regras de emissões do Proconve 7. Além disso, os HB20 1.6 representavam menos de 10% do mix de vendas.

"A Hyundai Motor Brasil informa que o motor 1.6 está sendo descontinuado da linha HB20, sendo substituído pelo já existente 1.0 TGDI. A marca também confirma a chegada da transmissão manual para o motor 1.0 TDGI. Ambas as decisões são estratégias de mercado e serão anunciadas com mais detalhes em breve", justificou a marca em comunicado oficial.

Comentários