O canal de notícias da Webmotors

Hyundai faz 10 anos de Brasil com nova fábrica

Planta instalada em Piracicaba, no interior de São Paulo, vai produzir os motores usados nos compactos HB20 e HB20S

por Lucas Cardoso

A Hyundai completa uma década de produção nacional neste mês de setembro e, para comemorar o aniversário, anunciou a inauguração de uma nova fábrica de motores.
Construída em Piracicaba, no interior de São Paulo, a planta vai abrigar a produção da família Kappa, que inclui as unidades 1.0 aspirada e a 1.0 Turbo TGDI usadas nos compactos HB20 (hatch) e no HB20S (sedã).
A linha de produção custou R$ 500 milhões e agora amplia em 17.721 m² a área do complexo fabril da Hyundai na cidade. A construção levou pouco mais de um ano.

https://www.webmotors.com.br/comprar/hyundai/hb20/16-premium-16v-flex-4p-automatico/4-portas/2018/43308016
Com o uso de conceitos da "Indústria 4.0", a planta deve garantir a produção de até 70 mil novos motores por ano. A fabricação começa já a partir deste mês.
O polo da montadora em Piracicaba abriga a produção dos Hyundai HB20, HB20S e Creta. De 2012 até agora, a planta já produziu 1,7 milhão de unidades assinados pela Hyundai Motors Brasil (HMB).
O hatch compacto é o modelo mais bem-sucedido da família e, atualmente, ocupa o posto de carro mais vendido do país. No acumulado até agosto, segundo a Fenabrave, o HB20 emplacou 61.909 unidades. Já HB20S teve 17.411 registros nesse período.

De acordo com a Hyundai, a fábrica de motores será a primeira da marca no mundo a introduzir um Robô Móvel Autônomo (AMR) em sua produção. O equipamento otimiza a estocagem de peças nos setores.
O movimento de nacionalização dos motores turbo é o mesmo feito por outras fabricantes nacionais, como a Fiat e a Chevrolet, que ampliaram suas fábricas para abrigar a produção dos motores mais potentes.

O primeiro Hyundai HB20

Foi da planta de Piracicaba, onde está a nova fábrica de motores, que saiu o primeiro HB20, no dia 20 de setembro de 2012. Quando foi lançado, o compacto da marca sul-coreana tinha a missão de enfrentar o Volkswagen Gol, que dominava o mercado brasileiro. Em sua primeira linha, o hatch tinha preços que partiam de R$ 31 mil.
Cerca de sete anos depois, em 2019, a segunda geração da família de compactos da Hyundai deu as caras por aqui. Amada por uns e odiada por outros por seu visual polêmico, não durou muito e foi descontinuada este ano, com a chegada da linha 2023.
https://www.webmotors.com.br/comprar/hyundai/hb20/10-tgdi-flex-comfort-automatico/4-portas/2022-2023/43675674

Comentários

Carregar mais