Hyundai Nexo testa hidrogênio renovável na USP

Modelo coreano entra em testes com hidrogênio renovável do etanol e promete revolucionar a mobilidade sustentável

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Nicole Santana
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O Hyundai Nexo, um SUV movido a hidrogênio, deu mais um passo importante no Brasil. O modelo começou a rodar em testes no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), onde está localizada a primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol do mundo.

A iniciativa faz parte de um projeto do Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da USP, que agora poderá avaliar a pureza do hidrogênio produzido a partir do etanol em uma aplicação real em um veículo de passeio.

Hyundai Nexo: inovação, desempenho e especificações

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O Hyundai NEXO é um SUV crossover movido por célula de combustível de hidrogênio. O motor elétrico gera 163 cv de potência e 40,3 kgf,m de torque. Com autonomia de até 666 quilômetros no ciclo WLTP, o modelo possui três tanques de hidrogênio com capacidade total de 156,6 litros, permitindo abastecimentos rápidos em cerca de cinco minutos.

Além da inovação sustentável, o Nexo tem tecnologia de ponta para segurança e assistência ao motorista. O veículo dispõe de frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego e um sistema de visão 360°.

O assistente de estacionamento remoto permite que o carro entre e saia de vagas automaticamente, sem que o motorista precise estar dentro do veículo. Outro destaque é o sistema de filtragem de ar, que remove até 99,9% das micropartículas, contribuindo para um ambiente mais limpo na cabine.

O SUV movido a hidrogênio será testado no polo da USP, em São Paulo
Crédito: Divulgação
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Hidrogênio: o futuro da mobilidade limpa?

O hidrogênio está cada vez mais em evidência como uma solução limpa para o futuro da mobilidade. Diferentemente dos combustíveis fósseis, sua queima gera apenas água e eletricidade, sem emissão de gases de efeito estufa.

No caso do projeto da USP, o hidrogênio é produzido a partir da reforma a vapor do etanol, uma tecnologia que permite aproveitar a infraestrutura já existente do biocombustível no Brasil. Quando combinado com captura e armazenamento de carbono (CCUS), o processo pode ser considerado carbono neutro ou até negativo.

Tags:Hyundai
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