Se você é proprietário de um veículo registrado no Estado de São Paulo já deve estar curioso para saber quanto vai pagar de IPVA 2026.
Com a chegada de um novo ano, o tributo volta a pesar no bolso dos motoristas paulistas. E, em 2026, o imposto estadual continuará sendo calculado com base no valor venal dos veículos, definido a partir dos preços médios praticados no mercado e aplicado conforme as regras da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP).
Para entender quanto os carros mais populares do estado vão pagar de IPVA, levantamos o valor do imposto dos 10 veículos mais vendidos em São Paulo em novembro de 2025, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Para garantir uma comparação justa, a lista a seguir leva em conta sempre a versão de entrada de cada modelo, usando como referência os valores venais de setembro de 2025, os mesmos adotados pelo governo paulista para a cobrança do IPVA 2026.
Em São Paulo, a alíquota é de 4% para carros de passeio. A seguir, você confere quanto cada um desses modelos deverá pagar de IPVA no próximo ano, além de entender como o imposto é calculado, quais são as opções de pagamento e o calendário oficial do IPVA 2026 no estado.
O cálculo do IPVA em São Paulo é simples:
IPVA = valor venal do veículo (base o mês de setembro de 2025 da Tabela Fipe) × 4% (alíquota praticada no estado)
1 - Volkswagen T-Cross Sense 200 TSI
2 - Volkswagen Polo Track 1.0
3 - Nissan Kicks Play Active Plus
4 - Honda HR-V EX
5 - Volkswagen Tera 1.0 MPI
6 - Jeep Compass Sport T270
7 - Caoa Chery Tiggo 7 Sport
8- BYD Song Pro GL (híbrido)
9 - Fiat Fastback 1.0 Turbo
10 - Jeep Renegade Sport T270
Se o seu carro não está na lista, você pode fazer a consulta do valor venal do automóvel para 2026 no Sistema de Veículos (Sivei), uma página simplificada no site da Secretaria de Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP), bastando informar a placa do veículo.
Veja também: 7 melhores motivos para comprar o Honda WR-V 2026
Os proprietários de veículos em São Paulo poderão escolher entre diferentes formas de pagamento do IPVA 2026, sempre com vencimentos definidos de acordo com o final da placa.
Pagamento em até cinco parcelas, de janeiro a maio, respeitando a cota mínima definida pela Sefaz-SP
Os caminhões seguem um calendário próprio:
20 de março
20 de maio
20 de julho
20 de agosto
20 de setembro
Veja também
Para pagar o IPVA 2026, o contribuinte deve informar o número do RENAVAM na rede bancária credenciada. No Estado de São Paulo, o Pix é a forma preferencial de pagamento, por ser mais rápido e ter confirmação imediata. O QR Code deve ser gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP e pode ser usado em mais de 900 instituições financeiras, incluindo bancos digitais.
Além do Pix, permanecem disponíveis as formas tradicionais:
O atraso no pagamento do IPVA gera as seguintes penalidades:
Se a inadimplência persistir, há outras penalidades:
Além disso, a falta de pagamento do IPVA impede o licenciamento do veículo, o que pode resultar em apreensão do mesmo, multa gravíssima (R$ 293,47), e sete pontos na CNH.