O canal de notícias da Webmotors

Itens que os fabricantes produzem além de carros

Desde alimentos até casa de morcegos, marcas mantêm negócios de sucesso em outros ramos

por Redação WM1

Recentemente publicamos aqui no WM1 reportagem sobre a intenção da Honda investir na fabricação de foguetes e robôs, em um exemplo de montadora de veículos que vai além dos carros. A marca japonesa anunciou um aporte de 45 bilhões de dólares para desenvolvimento de novas tecnologias.
A empreitada vai de encontro a um ensinamento bem antigo e que vale para todos nós ou segmentos da economia: não escolher uma só fonte de investimentos. Ou seja, é prudente diversificar onde se aplica o dinheiro e diminuir os riscos nas operações. Isso serve também para os fabricantes automotivos.
Veja ofertas de carros 0 km, seminovos e usados no Mega Feirão Webmotors

Diversas marcas investem em outras frentes de negócios - bem variadas, diga-se de passagem. O mais comum é vermos variações de categorias, como o Grupo Volkswagen, que tem desde veículos populares até modelos de luxo, com a Porsche. No entanto, por vezes, as marcas saem do lugar-comum. Fomos atrás de alguns exemplos bem inusitados.


Muito além dos carros

Volkswagen - Salsichas

É isso mesmo que você leu. A Volkswagen fabrica salsichas e, detalhe, vende mais unidades do que carros. Para acompanhar, a empresa alemã ainda faz um molho currywurst e normalmente o serve no Salão do Automóvel de Frankfurt. A iguaria também é vendida em lojas e mercados da Alemanha.


Fiat - Tratores

A história da Fiat com tratores é antiga. Assim como diversas montadoras, a marca investiu em aparelhos agrícolas, mas permanece nesse mercado desde 1919. Um dos maiores marcos foi o Fiat 25R, que estabeleceu a cor laranja nos projetos do fabricante por muito tempo.

Desde 1993, quando adquiriu a Ford Tractors, que já tinha comprado a New Holland, a Fiat Trattori passou a se chamar Case New Holland (atualmente CNH).


Hyundai - Metrô

Assim como a Fiat, a Hyundai ainda faz tratores - para falar a verdade, a sul-coreana faz tudo que você possa imaginar: navio, elevador, casas... Mas o produto mais curioso da empresa também é do meio de transporte.

Quem é morador ou já visitou São Paulo e precisou andar na linha 4 amarela do metrô utilizou unidades feitas pela Hyundai Rotem. A empresa também forneceu para os trens da SuperVia, no Rio de Janeiro, e para a concessionária CCR Metrô Bahia. Um dos produtos mais notáveis dessa empresa foram os trens de alta velocidade KTX na Coreia do Sul.


Honda - Humanoide


A Honda tem, ou já teve, alguns produtos inusitados em seu portfólio. Além de uma extensa linha de jardinagem e de um jatinho comercial, a montadora nipônica criou um humanoide. O robô ASIMO (Advanced Step in Innovative Mobility) reconhece movimentos, gestos, o ambiente ao seu redor e rosto, sendo capaz de interagir com humanos. ASIMO foi descontinuado em 2018, mas a Honda, no anúncio oficial que comentamos no início desta reportagem, informou que pretende desenvolver um avatar parecido com o saudoso e simpático robozinho.

Mitsubishi - Câmeras

A Mitsubishi faz basicamente tudo. Sério. Tem diversas divisões, sendo um dos maiores conglomerados do mundo. São mais de 500 empresas. Chamam a atenção a divisão de potência atômica e uma empresa de celulose. No entanto, você deve conhecer uma das mais famosas marcas da empresa: a Nikon. A linha de câmeras fotográficas saiu do Brasil recentemente, mas tem uma legião de fãs mundo afora.


Peugeot - Pimenteiros


A empresa francesa começou com pimenteiros, moedores de sal e café. Posteriormente, foi dividida entre o ramo automotivo e o de utilidades domésticas. Até hoje a Peugeot ainda faz moedores de pimenta e saleiros, que são considerados ótimos e têm preços nada baratos. A marca também faz motos, e bicicletas.

Chevrolet - Casa de morcego

O caso mais curioso da lista, sem dúvidas, é o da Chevrolet. A empresa reaproveita tampas das baterias dos elétricos Volt para criar as caixas para os mamíferos voadores. Em cinco anos, foram mais de 700 peças instaladas.

Comentários

Carregar mais