A JLR anunciou recentemente que pretende comercializar apenas carros movidos a eletricidade a partir de 2025, mas a fabricante britânica ainda não tem uma estrutura para modelos totalmente eletrificados.
Bollore disse que descartou o desenvolvimento interno da arquitetura para carros elétricos devido aos altos custos envolvidos, que não seriam recuperados por baixos volumes de venda. No entanto, o executivo afirmou que está confiante em encontrar em breve um parceiro para o desenvolvimento da tecnologia.
Jaguar Land Rover negocia compartilhamento de plataforma
“Naturalmente há um grande apetite (de outras empresas) para trabalharem conosco”, disse Bollore aos analistas. Acrescentou que a JLR já conversa com uma “seleção de atores” sobre o compartilhamento de uma plataforma que já existe.O CEO da JLR deixou claro que a escolha da arquitetura dependerá da possibilidade de adaptá-la ao desenho dos carros da Jaguar para “respeitar as proporções dos designs”.
Nenhum fabricante de automóveis foi nomeado, mas acredita-se que o Grupo Volkswagen seria o parceiro preferido da JLR, uma vez que a empresa alemã já teria anunciado que gostaria de compartilhar a sua plataforma MEB.
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Caso JLR e Grupo Volkswagen cheguem a um acordo, a Jaguar teria acesso à plataforma J1, a mesma dos cupês Audi e-tron GT e Porsche Taycan.
Por outro lado, Bollore disse que não descartou a possibilidade de desenvolvimento de uma arquitetura própria caso a JLR interrompa as conversas com outras empresas. “Pode ser que a gente desenvolva a nossa própria plataforma, mas ela tem de ser direcionada ao design. Não adianta fazer o que estamos fazendo com a Jaguar, a menos que esses produtos sejam lindos de morrer.”
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