Jaguar Land Rover quer lançar seis EVs até 2026

Parte de uma estratégia global da empresa, empresa quer encontrar apoiadores e parcerias para oferecer novas tecnologias

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Jaguar Land Rover quer lançar seis EVs até 2026
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Jaguar Land Rover anunciou, nesta quarta (28/04), que pretende lançar seis novos carros elétricos (EVs) até 2026 e também criação de um hub de inovação brasileiro - e vale dizer que a iniciativa é inédita em todos os mercados onde o grupo atua. A ação tem como objetivo montar uma rede de inovação em regiões estratégicas e encontrar novos parceiros para projetos futuros das marcas.

"O Brasil é muito criativo e tem muitas, muitas startups. E o Cubo (local onde aconteceu o anúncio) é um parceiro maravilhoso por nos permitir o desenvolvimento e essa troca de ideias", explicou François Dossa, ex-presidente da Nissan e atual diretor executivo de estratégia e sustentabilidade da Jaguar Land Rover.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Quais serão os EVs da Jaguar Land Rover

Dossa também revelou durante a cerimônia que a Jaguar Land Rover do Brasil vai seguir a filosofia global da fabricante de "modern luxury" (ou "luxo moderno", em tradução literal). A ideia é fazer com que os carros da empresa sejam ainda mais refinados, ao mesmo tempo em que a partir de agora o foco será na simplicidade, com enfoque no conceito do "menos é mais".

Serão seis carros elétricos até 2026, mas a ideia é lançar o primeiro em 2024 - e nossa aposta para tal posto é em uma versão 100% elétrica do Evoque, que voltou a ser fabricado no Brasil no ano passado. Vale lembrar que a Land Rover quer que todos os seus modelos sejam elétricos ou tenham variantes eletrificadas até 2030.

O Evoque 100% elétrico deve surgir daqui a dois anos, em 2024, em uma nova geração - e confirmar os planos da empresa de lançar seu primeiro SUV movido a bateria no mundo. Em sua terceira geração, o carro passaria a ser feito sobre a futura plataforma EMA (Electrified Modular Architecture) da empresa, que será compartilhada com o Discovery Sport - outro candidato a se tornar EV.

Já a Jaguar será 100% elétrica até 2025, ou seja, daqui a apenas três anos. Hoje em dia, vale lembrar, o I-Pace é o único modelo totalmente movido a bateria da empresa - e de acordo com os executivos da marca, os novos carros da Jaguar serão totalmente diferentes dos que a marca vende atualmente.

Land Rover: fábrica no Brasil que produz Discovery Sport e Evoque - que devem ser os seus primeiros EVs
Crédito: Divulgação
toggle button

Parceiros e startups para novos projetos

A marca admitiu, ainda durante a conferência, querer parceiros para investir em novos projetos dentro de sua estratégia global chamada "Reimagine", baseada em quatro pilares: investir na infraestrutura para recarga de EVs; conexão em pontos públicos (como hotéis e grandes eventos); serviços sob demandas, como aluguel de carros; e a assinatura de outros serviços que até saem do escopo de automóveis, como financiamentos, serviços de banco e seguros.

De acordo com Gabriel Patini, diretor de desenvolvimento de negócios e inovação da Jaguar Land Rover América Latina, a meta desse novo hub é achar parceiros que topem o desafio de investir nos pilares de inovação, conectividade, serviços digitais e de sustentabilidade - a fim de, como falamos, acelerar a criação de novos produtos e serviços que serão utilizados pela JLR.

"Nossa objetivo é ter pelo menos três projetos implementados na vida real já em 2022", finalizou o executivo. O que será que virá por aí?

François Dossa, diretor de estratégia e sustentabilidade da Jaguar Land Rover, quer novos parceiros
Crédito: Divulgação
toggle button