Jeep Avenger será feito na fábrica dos Citroën

SUV compacto será o quarto modelo da marca de utilitários da Stellantis a ganhar produção brasileira

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Jeep Avenger será feito na fábrica dos Citroën
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Agora é oficial: a Stellantis confirmou nesta segunda-feira (29/9) que o Jeep Avenger será produzido no Brasil na fábrica de Porto Real (RJ).

O SUV compacto - que chega em 2026 na mercado brasileiro - será o quarto modelo da Jeep nacionalizado nessa fase mais recente da marca por aqui e irá ocupar um posicionamento de entrada na gama, abaixo do Renegade.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Uma curiosidade é que este será o primeiro Jeep feito na unidade industrial fluminense, que começou a operar em 2001, como uma fábrica da antiga Peugeot Citroën, e atualmente produz os Citroën Aircross, Basalt e C3.

O Jeep Avenger tem porte de Pulse, Tera e Kardian
Crédito: Divulgação
toggle button

Um Jeep na base CMP

O anúncio da produção do Jeep Avenger em Porto Real (RJ) integra o plano de investimento de R$ 3 bilhões para a unidade industrial fluminense entre 2025 e 2030.

Mas além da questão estratégica, há o fator técnico nessa decisão da Stellantis de fazer o Avenger no Rio de Janeiro: a plataforma.

Diferentemente dos Jeep feitos em Goiana (PE) - Commander, Compass e Renegade -, que são baseados na plataforma Small Wide, o Avenger é feito na base CMP. Justamente a base usada nos atuais Citroën brasileiros.

Veja também

    O Jeep Avenger é baseado na plataforma CMP
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    O Jeep Avenger

    Lançado na Europa no início de 2023 e produzido atualmente apenas na fábrica de Tychy, na Polônia, o Jeep Avenger se enquadra na nova categoria dos SUVs subcompactos.

    Com 4,08 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e entre-eixos de 2,56 m, o Avenger vai concorrer diretamente contra modelos como o Fiat Pulse, o Renault Kardian e o Volkswagen Tera.

    Na Europa, o SUV da Jeep é equipado com os motores 100% a combustão da família PureTech e também é comercializado em variações híbrida-leve e 100% elétrica.

    Já por aqui, a Stellantis deve adotar por padrão os propulsores Firefly. Com ou sem eletrificação.

    Vídeo relacionado

    Veja também

      Tags:Jeep
      Comentários
      Wid badge