Kia Brasil promete nova ofensiva de produtos

Marca sul-coreana muda de nome, logo e vai apostar na eletrificação nos próximos anos, com produtos como o Stonic

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Kia Brasil promete nova ofensiva de produtos
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Kia Motors agora é Kia Brasil (e só “Kia” em todo o mundo), atualizou o formato de seu logotipo e quer apostar em um futuro eletrificado. Para isso, decidiu importar da Coreia o Stonic, lançado por aqui em novembro do ano passado. O carro é o primeiro SUV compacto híbrido do Brasil e também o carro eletrificado (termo que engloba todo tipo de híbrido e modelos 100% elétricos) mais barato do nosso mercado.

O Stonic é um MHEV (sigla para “mild-hybrid-electric-vehicle”), um tipo de híbrido leve que tem bateria maior que auxilia no consumo e no índice de emissões do motor. E a empresa promete não parar por aí. Segundo Rodrigo Casoni, gerente de produto, o Sportage deve receber conjunto com o mesmo tipo de tecnologia ainda este ano e o Niro – este sim um PHEV (híbrido plug-in, que pode ser recarregado na tomada) – também deve desembarcar por aqui.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Além de Sportage e Niro, Casoni também confirmou que a importadora estuda trazer algumas unidades do EV6, o carro elétrico que tem feito muito sucesso na Europa e que recentemente ganhou o prêmio de carro do ano do Velho Continente. Se vier para cá, claro, se posicionaria como carro de nicho e buscaria clientes que hoje olham diretamente para os Volvo C40 e XC40.

Kia Ev6 Frente 2
Kia Ev6 é cotado para ser o primeiro modelo 100% elétrico da marca no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

“A ofensiva de produtos começou no ano passado com a nova Carnival e com o próprio Stonic no segundo semestre. Estamos felizes com esta nova etapa da Kia, que nasce da matriz e chega ao Brasil por ser uma região super estratégica para a montadora”, completa o executivo, que diz, ainda, ter aceitado fazer parte da reestruturação da Kia depois de ter colaborado com a eletrificação da VW do Brasil.

Como funciona o Kia Stonic

O Stonic é um híbrido leve com bateria de 48V, mas que se enquadra nas leis de emissões e consumo a ponto de ser considerado um híbrido pleno para escapar do rodízio em São Paulo e ainda ter desconto no IPVA. O carro vem equipado com motor 1.0 TGDi da família Kappa (a mesma do Hyundai HB20) de terceira geração, a gasolina, de três cilindros, turbo com injeção direta e comando de válvulas variável, capaz de entregar 118 cv e 20,4 kgf.m de torque.

Para este conjunto, a Kia oferece uma caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem de sete marchas e sistema de tração 4x2 dianteira. Números de consumo: 13,2 km/l na cidade e 16,3 kml/l na estrada – dados estes que, de acordo com a Kia, são os melhores alcançados por um SUV compacto em nosso mercado.

 Kia Stonic tem redução de IPVA e é isento do rodízio veicular na cidade de São Paulo
Kia Stonic Horizontal
Legenda: Kia Stonic tem redução de IPVA e é isento do rodízio veicular na cidade de São Paulo
Crédito: Divulgação
toggle button

Completinho, o Stonic custa atualmente R$ 146.990 (R$ 3 mil a menos se comparado ao valor de lançamento, de novembro de 2021, já que teve queda no preço após redução do IPI feita pelo Governo Federal) em sua versão única de acabamento, sem opcionais (o único valor pago à parte é o da pintura, que pode ser em dois tons).

O SUV compacto tem 4,14 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,52 m de altura e 2,58 m de entre-eixos – para efeito de comparação, o Volkswagen Nivus tem 4,27 m, 1,76 m, 1,53 m e 2,57 m, respectivamente.

Entre os equipamentos, o crossover vem com tela multimídia flutuante tátil de oito polegadas com espelhamento de celular via CarPlay e Android Auto (por cabo); três modos de condução (Eco, Normal e Sport); direção elétrica; ar-condicionado; seis airbags; rodas aro 17”; piloto automático convencional; freios a disco nas quatro rodas; Isofix; controles eletrônicos de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa e sistemas de vetorização de torque e de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.

Kia Stonic Híbrido 4
O SUV compacto híbrido Kia Stonic vem equipado com tela multimídia flutuante tátil de oito polegadas
toggle button

Não há, portanto, itens de auxílio à condução – como sistema de frenagem autônoma de emergência, corretor de faixa e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) – e faltam itens comuns que costumamos ver em modelos dessa categoria (e dessa faixa de preço), como quadro de instrumentos 100% digital, sensor de ponto cego e carregador de celular por indução.

Tags:Mercado
Comentários