Prometido desde 2014, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o Kia Rio finalmente chegará ao Brasil. Além da confirmação da empresa, o modelo apareceu nos dados do Inmetro, revelando o motor, câmbios e versões disponíveis.
O Kia Rio irá pegar emprestado o motor e as transmissões do primo Hyundai HB20. Portanto, trata-se do bloco 1.6 Flex de 128 cv com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Neste momento, apenas duas versões foram reveladas pelo Inmetro: EX e LX.
Quando equipado com o câmbio manual, o Kia Rio faz 7,0 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, enquanto com gasolina os números são de 10,2 km/l e 13,8 km/l, respectivamente. No caso do automático os números são de 7,2 km/l e 9,3 km/l com o combustível vegetal, enquanto com o derivado do petróleo os números são de 10,5 km/l e 13,4 km/l.
A Kia atrasou diversas vezes o lançamento do modelo deste o último Salão de São Paulo, os principais motivos foram a crise que assolou as vendas de carros 0 km e o antigo plano Inovar Auto. Segundo a Kia, com taxa de importação mais alta, o modelo se tornaria inviável no Brasil. O último atraso pode ser posto na conta do Governo, que atrasou o lançamento do Rota 2030.