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Koenigsegg Gemera: hipercarro para quatro pessoas

Limitado a 300 unidades, modelo sueco já está em produção, tem 1.724 cv e preço estimado em mais de R$ 9 milhões

por Lucas Cardoso

"Hipercarro" é uma classificação informal que damos a modelos mais esportivos que os superesportivos. Agora imagine um hipercarro híbrido, com espantosos 1.724 cv de potência, arrepiantes 356,6 kgf.m de torque e que ainda por cima, é capaz de transportar quatro pessoas. Pois essas são as credenciais do Koenigsegg Gemera, o primeiro hipercarro com mais de dois assentos já feito pela marca sueca.

Segundo a Koenigsegg, serão produzidas apenas 300 unidades do modelo. E cada uma vai custar 1,7 milhão de euros (cerca de R$ 9,2 milhões, em conversão direta e sem impostos). É um valor alto, mas é o preço de um modelo capaz de levar uma família de quatro pessoas num passeio insano, com zero a 100 km/h em apenas 1,9 segundo e velocidade máxima acima dos 400 km/h.

Conjunto imponente

Para chegar nesses números, é claro que o conjunto mecânico do sedã é incrivelmente parrudo. O Gemera tem três motores elétricos, sendo dois no eixo traseiro (um para cada roda) e mais um preso ao virabrequim do motor a combustão. Essa unidade, aliás, é um três cilindros biturbo 2.0 capaz de render, sozinho, 608 cv.

Tecnológico e compacto — já que precisava deixar espaço para a cabine —, esse motor tricilíndrico pode ser chamado de flex, já que além da gasolina, também pode ser abastecido com etanol. O tanque tem 75 litros e garante ao modelo uma autonomia de aproximadamente 1.000 quilômetros.

Só no modo elétrico

Desse total, 50 quilômetros podem ser rodados somente no modo elétrico. Mas nada de pé levinho, não: a velocidade máxima neste "modo verde" já é de insanos 300 km/h -  ou seja, o Gemera é um carro "rápido e ecológico".

A tração do híbrido é integral e o eixo traseiro é esterçante - se move alguns graus no sentido contrário ao do eixo dianteiro para garantir segurança total nas curvas em altíssimas velocidades. Há ainda um sistema de vetorização de torque, que ajuda a segurar toda essa potência. Tudo para deixar o hipercarro na mão do motorista.

Espaço interno e conforto

Além do desempenho, o que não falta no Gemera é conforto. O modelo duas portas tem entre-eixos de 3 m, o suficiente para todo mundo se esticar lá dentro. Mas a altura de 1,29 m do hiperesportivo cobra um pouco da coluna dos ocupantes na hora de entrar no carro, especialmente de quem vai na fileira traseira - algo já esperado num carro com essa proposta. Menos mal que as portas dão acesso inclusive aos bancos traseiros.

Uma vez lá dentro, os ocupantes terão vida fácil com duas telas multimídia, uma no painel e outra entre os bancos dianteiros, posicionada para quem senta atrás. Há porta-copos por todos os lados. São oito só no console, sendo quatro para a primeira e mais quatro para a segunda fileira. Será que os copos não caem nas arrancadas?

Tela para todo lado

O volante de base reta tem comandos multimídia sensíveis ao toque. Já o painel de instrumentos tem uma tela compacta, posicionada bem na coluna. Os retrovisores  são câmeras, cujas imagem são reproduzidas em duas telas posicionadas nas extremidades do painel, à frente do motorista.

Há ainda bancos em fibra de carbono, ar-condicionado digital de três zonas, wi-fi nativo e dois carregadores sem fio só para a fileira traseira.
Anunciado lá em 2020, o Gemera é aguardado ansiosamente pelos ricaços que tiverem a sorte de tê-lo na garagem. Não está claro ainda se todas as unidades já foram vendidas ou não, como geralmente acontece com esse perfil de carro. Dada a exclusividade do modelo, é bem provável que esse seja o caso.


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