A Land Rover anunciou a chegada do Defender 2023, agora com a nova motorização à diesel chamada de D300 MHEV, de 300 cv - no lugar da antiga P300, a gasolina, que sai oficialmente de linha. O SUV, que tem uma das maiores capacidades off-road do mundo, também tem duas novas configurações: a "X" e a "X Dynamic HSE".
Disponível nas variantes 90 (duas portas) e 110 (quatro), o Defender também traz aprimoramentos tecnológicos, já que agora vem com o novo sistema InControl Telematics, que permite o monitoramento e controle do status do veículo mesmo à distância por meio de um app além de realizar chamadas de emergência e serviço pelo próprio veículo.
Apresentado em 1948 como Land Rover Série 1, o Defender nasceu para enfrentar qualquer terreno com conforto e segurança. Na nova versão, mostrada em primeira mão na Agrishow deste ano, suas principais características ganharam aprimoramento ainda maior, com novo motor e um design exterior e interior mais moderno e com mais significado.
"O Defender é um veículo que carrega a essência da marca, com estilo incomparável, motorização potente e interior tecnológico e versátil. Decidimos trazer a nova versão com a motor a diesel MHEV, muito pedida pelos clientes, e aprimorar seus atributos tecnológicos, além do visual, com atributos que o tornam ainda mais único" explica Tiago Yoshitake, coordenador de marketing da Land Rover.
O novo Defender recebe a versão MHEV a diesel, e com isso promete oferecer o equilíbrio perfeito entre potência para superar os mais variados tipos de terreno e tecnologia para reduzir o consumo de combustível e emissão de CO².
O conjunto combina um motor a combustão de 300 cv com um alternador que tem capacidade de funcionar como motor elétrico - usa a rotação para criar corrente elétrica e recuperar energia quando o carro desacelera, e, assim, carregar uma bateria 48V. Ao operar como motor elétrico, utiliza a energia da bateria para dar partida e fornece assistência de torque para reduzir consumo e emissão.
Somada a essa tecnologia, o veículo conta ainda com a arquitetura especial D7x da marca, projetada para situações extremas, construída com monobloco leve de alumínio, que corresponde à carroceria mais resistente que a Land Rover já produziu - é dez vezes mais rígida do que o Defender anterior, e fornece bases perfeitas para suspensão totalmente independente.
O Defender 2023 também vem equipado com sistema de suspensão a ar e um sistema chamado Adaptative Dynamics, capaz de monitorar os movimentos do veículo 500 vezes por segundo e fazer o modelo reagir quase instantaneamente às condições de piso e dirigibilidade, para proporcionar maior controle e conforto ao motorista.
O conhecido sistema 4x4 Terrain Response 2 configurável é outro destaque. Inteligente, o mecanismo permite que motoristas experientes ajustem as configurações individuais para se adequarem perfeitamente às condições - enquanto os mais inexperientes podem deixar que o sistema detecte a configuração mais adequada para o terreno por meio da função automática.
A capacidade de transposição em trechos alagados é de até 90 cm, sustentada pelo novo Wade Programme do sistema Terrain Response 2, que garante aos motoristas confiança para atravessar águas profundas. A combinação de carga útil máxima de 900 kg, teto estático de até 300 kg e capacidade de reboque de 3,5 mil kg confirmam o bom nível de resistência do modelo.
Entre os atributos de assistência ao motorista, destacam-se o Blind Spot Assist, que monitora pontos cegos, o Rear Traffic Monitor, que auxilia o motorista em manobras, e o Clear Exit Monitor, que avisa sobre outro veículo ou objeto em movimento de aproximação por trás quando a porta for destravada. Outra novidade é o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que vem de série em todas as versões.
No interior, há um belo teto panorâmico com abertura e a escolha dos materiais é bem definida, com bancos climatizados em couro premium e acabamentos na cor marrom Vintage Tan - ou preto na versão "X". Na X Dynamic HSE e na HSE, estão disponíveis cinco tipos de revestimentos: Preto, Marrom Vintage Tan, Cinza Oyster, Bege Acorn e Marrom Khaki.
Para completar o belo design da cabine, uma nova tela de 11,4 polegadas tátil controla os aplicativos e exibe informações do veículo aos ocupantes. Já o InControl Telematics faz a interface entre a tela de multimídia e o celular. Suportada pelo sistema PIVI Pro, a experiência tecnológica promete se tornar ainda mais ágil, e oferecer novos recursos de segurança e assistência ao motorista.
A tecnologia telemática oferece ainda assistência rodoviária e serviços de emergência por meio dos botões bCall e eCall - como acontece com o conhecido sistema OnStar, da Chevrolet.
O Defender mantém funções como o do capô transparente (ClearSight Ground View), quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e sistema de som premium da Meridian com 11 alto falantes, 400w de potência e subwoofer integrado. Luz ambiente configurável para a cabine em LED e carregador de celular wireless sem fio também são itens de série do veículo.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade