O UX 250h, primeiro utilitário compacto da Lexus, marca de luxo da Toyota, já está à venda no Brasil. O SUV chega em três versões e tem como principal atrativo o trem de força híbrido. Os preços variam de R$ 169.990 a R$ 209.990.
Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, o UX é uma das da aposta da Lexus para o Brasil. A marca quer dominar o segmento de SUV de luxo e o compacto UX é a porta de entrada para esse objetivo. O SUV também faz parte de estratégia da marca de contar com um portfólio exclusivamente híbrido no país. Além dele, a marca vende por aqui o NX, o ES, o CT e o LS, todos com algum tipo de eletrificação.
No Brasil, todas as versões usam um motor 2.0 aspirado acoplado a outro elétrico. Quando combinados, eles entregam uma potência de 181 cv. A eficiência também é um ponto forte. O utilitário alcança marcas de até 22km/l, de acordo com dados da fabricante. Com esse conjunto, o UX 250h vai de zero a 100 km/h em 8,7 segundos. A transmissão é do tipo CVT e a tração é dianteira.
Na traseira, as lanternas são interligadas por 120 LEDs, que atravessam toda a extensão da tampa do porta-malas. Por dentro, o painel é digital e a multimídia pode ter 7 ou 10,3 polegadas, variando de acordo com a versão. O restante da cabine é forrada em couro e tem o requinte típico dos carros da Lexus.
O único ponto negativo do UX 250h fica para as tecnologias semi-autônomas. O modelo não oferece nenhum assistente para o motorista em todas as versões, apenas sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, câmera de ré e piloto automático de velocidade. Seu concorrente, o Volvo XC40, tem até condução semi-autônoma como opcional nas versões de entrada.
O UX 250h já está disponível em todas as concessionárias Lexus do país, nas versões Dynamic (R$ 169.990), Luxury (R$ 189.990) e F-Sport (R$ 209.990).