O calendário oficial do licenciamento 2025 em São Paulo começou a valer em 1º de julho, com a obrigatoriedade para veículos com placas finais 1 e 2.
Esses proprietários têm até o fim do mês para quitar a taxa e regularizar a situação do veículo. Em agosto, será a vez das placas com finais 3 e 4 - e assim por diante, até dezembro.
Segundo o Detran-SP, mais de 8,5 milhões de veículos já estavam licenciados até o fim de maio, antes da exigência oficial começar. Ao todo, o Estado de São Paulo deve licenciar cerca de 21 milhões de veículos em 2025.
Julho: placas com finais 1 e 2
Agosto: finais 3 e 4
Setembro: finais 5 e 6
Outubro: finais 7 e 8
Novembro: final 9
Dezembro: final 0
Setembro: finais 1 e 2
Outubro: finais 3, 4 e 5
Novembro: finais 6, 7 e 8
Dezembro: finais 9 e 0
Em 2025, o valor do licenciamento no estado de São Paulo é de R$ 167,74. Esse valor é fixo, determinado pelo Detran-SP, e é necessário para emitir o CRLV-e (documento de licenciamento eletrônico).
Veja também: Volkswagen Tera não decola e rival bate recorde
Sim. Diferentemente do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), que varia conforme o valor venal e o tipo de veículo, a taxa de licenciamento em São Paulo é igual para todos os proprietários. Ou seja, independentemente do modelo ou ano do carro, a cobrança é padronizada.
O veículo com licenciamento vencido fica em situação irregular e pode ser apreendido em fiscalizações. Além da multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH, o dono ainda terá que arcar com custos do guincho e diárias no pátio. Para regularizar a situação e liberar o carro, é necessário quitar as pendências.
Com o novo sistema LIVE do Detran-SP, é possível fazer esse processo de forma rápida, direto pelo celular.
[embed]