Quantas vezes você viu um carro que só existia nos videogames virar um automóvel de produção no mundo real? Pois um desses raros casos é o do McLaren Solus GT, um supercarro para uso em pista apresentado recentemente pela marca britânica, que terá produção limitada a apenas 25 unidades.
O Solus GT era um conceito esportivo virtual de linhas futuristas, criado pela McLaren apenas para o jogo de corrida Gran Turismo Sport, do console PlayStation 4.
Com espaço apenas para o piloto e linhas inspiradas nas dos aviões de caça, esse McLaren se parece com uma daquelas criações malucas da marca de miniaturas Hot Wheels.
Mas, trazido para o mundo real, o Solus GT virou uma máquina de números impressionantes. Está equipado com um motor 5.2 V10 que gira acima de 10.000 rpm e desenvolve potência de 840 cv com torque de 66,3 kgf.m - além do câmbio sequencial de sete marchas.
Já a carroceria, de menos de 1.000 quilos, tem apêndices aerodinâmicos que geram mais de 1.200 quilos de força descendente (a tal downforce) - pacote que permite ao modelo da McLaren acelerar de zero a 100 km/h em 2,5 segundos e atingir 320 km/h e velocidade máxima.
Como costuma acontecer com esses modelos super exclusivos, todas as 25 unidades previstas já foram vendidas - e a entrega dos primeiros exemplares pelo fabricante está prevista para 2023.
Cada uma dessas máquinas será personalizada para cada comprador, inclusive com o assento moldado no corpo do piloto.
Como é praxe nesses supercarros exclusivos para uso em pista, os compradores adquirem junto um pacote de "imersão em pilotagem".
Assim, terão direito a equipamentos de segurança e vestuário e a um curso de pilotagem para aprenderem a extrair todo o potencial da máquina.
Estão previstos, ainda, eventos em pista. Por isso mesmo, cada unidade do McLaren Solus GT será entregue com um pacote de ferramentas e até um equipamento para esquentar o motor antes da partida. O preço da "brincadeira" nem chegou a se tornar assunto...



Email enviado com sucesso!