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Parte desse ganho mensal, segundo consultoria da Bright, vem do calendário do mês passado (foram 22 dias úteis em setembro deste ano contra 21 em agosto e outros 21 em setembro de 2024). Acredite: um dia a mais faz bastante diferença.
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Mercado de carros premium em alta
Além disso, a média por dia útil também subiu 3,6% em relação aos meses de agosto e setembro (219 contra 212 unidades por dia) e 21,7% na comparação com setembro de 2024 (219 ante 180 unidades/dia), o que confirma a aceleração real da demanda.No acumulado de 2025, o segmento de carros premium soma 38.609 emplacamentos, um crescimento de 4,7% em relação a 2024. Vale dizer que o mercado total de veículos leves cresceu 3,1% no mesmo período, o que significa avanço da categoria de luxo.
Canais: a venda direta ganhou peso e chegou a 33% do mix (1.595 unidades), ante 27,4% em agosto e 23,9% em setembro de 2024. Fora isso, o estudo revelou que as lojas mantiveram-se estáveis na comparação dos meses, com 3.232 unidades cada, e cresceu 12,2% no ano ante 2024 - 31% de avanço mês a mês e 76,4% de ano para ano.
Em relação às marcas, Audi, Porsche e Mercedes-Benz ganham espaço em setembro, enquanto BMW e Land Rover recuaram.
As três primeiras alemãs ampliaram presença: Audi com 3,1 pontos percentuais (de 8,2% para 11,3%), Porsche com 1,8 p.p. (7,9% para 9,6%) e Mercedes com 1,6 p.p. (de 16,2% a 17,8%). Em contraste, a BMW perdeu 4,2 p.p. (de 35,2% para 31%); a Land Rover, 1,7 p.p.; e a Mini também perdeu 1,0 p.p.
São Paulo mantém liderança; Sul reforça presença
São Paulo continua como principal mercado para carros premium, com 38,5% das vendas no mês. Na região Sul, a presença se fortalece: Santa Catarina (9%), Paraná (8%) e Rio Grande do Sul (5,82%) somam 22,8% do total, indicando maior peso regional fora do eixo paulista.Minas Gerais (7,3%), por sua vez, permanece entre os principais polos do Sudeste, ampliando a capilaridade do segmento.
SUVs e eletrificados dominantes
Os SUVs continuam na liderança com 54,1% (2.610 unidades) de participação, mais que o dobro dos sedãs (23,5%, ou 1.132 registros) e à frente dos crossovers (15%, ou 723). Os segmentos de menor volume completam o quadro: cupês/roadsters com 4,4% (210); hatchbacks com 3% (145); e station wagons com apenas 0,1% (7).Já os carros eletrificados consolidaram sua relevância no segmento premium em setembro, somando 2.425 unidades e alcançando 50,2% de participação - avanço de 4,5% em relação a agosto de 2025. No acumulado do ano, são 19.973 emplacamentos, um crescimento de 3,8% frente a 2024 (19.241), o que indica trajetória consistente de expansão.
Dentro do universo eletrificado, em setembro, o segmento de híbridos plug-in (PHEV) liderou com 35,4% do mix, seguido por MHEV (30,6%), BEV (29,8%) e HEV (4,2%).
Olhando para o mix total de powertrain do mercado premium, a distribuição ficou em 49,8% para os chamados carros ICE (motor a combustão). Na sequência, BEV com 15%, MHEV com 15,4%, PHEV com 17,8% e com HEV 2,1%, o que confirma que a metade do mercado premium eletrificada já é realidade - com destaque para o equilíbrio entre híbridos plug-in, leves e carros elétricos.
Modelos em destaque em setembro de 2025:
- BEV: Volvo EX30, com 224 unidades (31% dos BEVs)
- PHEV: Volvo XC60, com 378 unidades (44,1% dos PHEVs)
- ICE: BMW X1, com 512 unidades (21,3% dos ICE)
- MHEV: Mercedes-Benz Classe C, com 156 unidades (21% dos MHEVs)
- HEV: Lexus NX 350h, com 57 unidades (55,9% dos HEVs)
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