Mercado de carros usados bate recorde em agosto

Mais de 10 milhões de unidades foram comercializados no país nos primeiro oito meses do ano, segundo dados da Fenabrave

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Mercado de carros usados bate recorde em agosto
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A alta nos preços e os reduzidos estoques de veículos zero quilômetros nas concessionárias, devido à falta de componentes e à desvalorização do real frente ao dólar, impulsionaram o mercado de usados nos últimos meses. Segundo a Fenabrave (associação de concessionários), entre janeiro e agosto foram comercializados 10.234.046 carros usados, o que representa um crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período de 2020.

De acordo com a entidade, o levantamento, que contabiliza automóveis, motocicletas, comerciais leves e pesados, apontou a maior alta anual nas transações de usados desde 2004.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

“A baixa disponibilidade de veículos novos segue como o grande desafio do setor da distribuição automotiva e a oferta de usados surge como alternativa para suprir esse mercado”, disse Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

Carros Usados 1254x500
Quase 1,5 milhão de veículos usados foram negociados em agosto, segundo a Fenabrave
toggle button

O executivo revela que desde 2004, quando começou a série histórica sobre o segmento, o setor nunca havia superado a marca de seis veículos leves usados vendidos a cada novo emplacado em um mês. “Neste ano, chegamos a um proporção de 6,5 em julho e 6,8 em agosto”. Foram vendidos em agosto 1.439.113 veículos usados, aumento de 14,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram comercializados 1.258.743 unidades.

A entidade avalia que a boa oferta de crédito também tem influenciado a comercialização de veículos usados, principalmente entre automóveis e comerciais leves seminovos. “Modelos com até três anos de fabricação representaram 12,75% do volume comercializado em agosto e 11,27% do total comercializado no acumulado dos oito meses”, explica Assumpção Júnior. O executivo destaca ainda que o aumento das vendas de usados também atinge as motocicletas e os comerciais pesados.

A lista dos top cinco mais vendidos em agosto repete o que se viu no ranking de vendas de usados de julho, também muito aquecido. O Volkswagen Gol é o líder com 81.778 unidades comercializadas, seguido de Fiat Pálio (49.210), Fiat Uno (47.962), Fiat Strada (31.446) e Chevrolet Celta (28.813).

Tags:Mercado
Comentários