Mercedes: 50 anos da vitória nas 24 horas de Spa

Na edição de número 73 do evento, marca utiliza mesma pintura do histórico 300 SEL 6.8 AMG, mais conhecido como Red Pig

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Marcus Celestino
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Clemens Schickentanz e Hans Heyer são daquelas pessoas que têm umas ideias meio malucas, mas que, na prática, dão certo. Em 1971, os pilotos bateram à porta da AMG com a seguinte sacada: queriam tornar um sedã de luxo da Mercedes num carro de corridas.

Os engenheiros Hans Werner e Erhard Melcher compraram a visão dos loucos e foram ao trabalho. Assim nasceria o 300 SEL 6.8 AMG, comumente conhecido como o Red Pig (“Porco Vermelho”).

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Com o modelo, Heyer e Schickentanz venceram as 24 Horas de Spa, uma das mais tradicionais corridas de resistência, na sua classe. Também conquistaram o segundo lugar geral na prova. Este é considerado o ponto de partida para o sucesso da AMG nas pistas. Vale lembrar que, à época, a preparadora tinha apenas quatro anos de idade.

A Mercedes-AMG homenageia os 50 anos do triunfo na 73ª edição das 24 Horas de Spa, que ocorre neste fim de semana. Entre os 13 carros que a marca inscreveu na prova, escolheu o de número 50 para usar a mesma pintura usada pelo Red Pig em 1971.

Mercedes Red Pig 3
Mercedes-Benz número 50 terá a mesma pintura usada pelo Red Pig nas 24 horas de Spa de 1971
Crédito: Divulgação
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Mas por que “Porco Vermelho”? O 300 SEL 6.8 AMG ganhou a alcunha logo que chegou à Spa. A proeminente grade do radiador e seu jeitão cômico, desengonçado, foram os responsáveis.

É, porém, justificável o jeito esquisito do modelo. Para cortar custos (e a fim de otimizar a relação peso-potência), a AMG depenou a limusine. Werner e Melcher removeram os para-choques e colocaram portas de alumínio no lugar das de aço. Além disso, para encarar o estágio noturno em Spa, acrescentaram quatro faróis auxiliares, que ficaram bizarramente pendurados na dianteira.

Se o modelo arrancou risadas dos rivais no paddock, causou espanto quando foi pra a pista. O bicho, com o 6.8 de 420 cv, se mostrou extremamente competitivo desde as primeiras voltas. No fim, perdeu apenas para o Ford Capri RS pilotado por Dieter Glemser e Alex Soler-Roig.

Apesar da aparência, que rendeu o apelido de Red Pig, carro se mostrou competitivo desde o início
Crédito: Divulgação
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73ª 24 Horas de Spa

As 24 Horas de Spa fazem parte de duas séries de corridas: o GT World Challenge Europe e a Intercontinental GT Challenge. Este ano, a bordo do carro da classe Pro da AKKA ASP Team estará o brasileiro Felipe Fraga. Além dessa prova, ele também pilotará o modelo nas etapas de Indianápolis (EUA) e Kyalami (África do Sul).

O evento deste fim de semana será o primeiro de Fraga como piloto de fábrica da Mercedes. “Essa é uma das principais corridas de GT3 do mundo e fico muito honrado em representar o Brasil nas 24 Horas de Spa. Espero começar o campeonato com tudo e vamos trabalhar muito ao longo da semana para buscar a vitória”, diz.

Fraga dividirá o carro número 89 com os pilotos Lucas Auer e Timur Boguslavskiy. Ele é o único brasileiro a disputar esta edição das 24 Horas de Spa.

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