Mercedes-Benz EQS terá supertela digital

MBUX Hyperscreen será um sistema inteligente com display em 3D que vai estrear no futuro sedã elétrico da marca alemã

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Mercedes-Benz EQS terá supertela digital
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Mercedes-Benz vai lançar mais um carro totalmente elétrico nos próximos anos, o sedã EQS, ainda sem data oficial para ser apresentado. E esse carro virá equipado com um sistema MBUX digital inédito, o MBUX Hyperscreen, formado por uma grande tela curvada que se estende por quase toda a largura do painel, conforme a imagem antecipada pela empresa que ilustra essa nota.

Esse recurso é um dos grandes destaques do futuro modelo - que será da mesma família que o SUV EQC. A tela tem impressionantes 141 cm de largura, tecnologia OLED e um software com inteligência artificial aprimorado capaz de aprender novas funcionalidades na central multimídia.

Como é o MBUX Hyperscreen

"Ele é ao mesmo tempo o cérebro e o sistema nervoso do carro. O MBUX Hyperscreen consegue conhecer o cliente aprendendo de forma contínua e ainda transmite uma oferta personalizada de infoentretenimento antes mesmo que o ocupante tenha que clicar ou fazer alguma pesquisa", informa Sajjad Khan, membro do Conselho de Administração e Diretor Técnico da Mercedes-Benz.

Segundo a marca, o estilo comportamental dos usuários foi analisado na primeira geração do já conhecido MBUX (Mercedes-Benz User Experience), lançado em 2018. E a maioria das utilizações analisadas foi nas categorias de Navegação, Rádio/Mídia e Telefonia.

Mercedes Eq. Mbux Hyperscreen
Sistema MBUX Hyperscreen promete carros da Mercedes-Benz cada vez mais conectados e inteligentes
Crédito: Divulgação

Ainda de acordo com a empresa, foram aplicados dois revestimentos na cobertura da tela para diminuir reflexos e facilitar o processo de limpeza, enquanto o vidro curvado, que percorre todo o painel do carro, é feito de silicato de alumínio resistente a arranhões - repare que a "tela" atravessa até mesmo as áreas das saídas de ar.

Já o brilho é adaptado às condições ambientes por meio dos dados coletados por uma câmera interna multifuncional e por um sensor de luminosidade.

Funcionalidades 

Caso o usuário tenha o costume de telefonar com frequência para um determinado contato, por exemplo, a Mercedes diz que o sistema terá inteligência suficiente para perguntar ao motorista se  deseja fazer a chamada no dia/horário correspondentes. Todas as sugestões são relacionadas ao perfil. Se uma outra pessoa guiar o carro naquele mesmo horário/dia, por exemplo, essa recomendação pode não ser feita.

Outro exemplo: se o motorista usa regularmente a função de massagem, o sistema vai aprender e sugerir automaticamente essa comodidade. Mais de 20 outras funções - desde o programa de massagem, alertas de aniversários até a lista de sugestões para o que fazer - são disponibilizadas automaticamente com a ajuda da inteligência artificial quando forem importantes para o cliente.

Comentários