Após lançar no Brasil a segunda geração do GLA, a Mercedes-Benz complementa a sua gama de SUVs no país com o novo GLS. O maior utilitário esportivo da marca chega em versão única, o GLS 450, com preço sugerido de R$ 917.900.
O grandalhão de 5,20 metros de comprimento por 2,15 m de largura, 1,82 m de altura e generosos 3,13 m de distância entre-eixos leva até sete ocupantes, acomodados em três fileiras de assentos. A capacidade do porta-malas varia entre 355 e 2.400 litros, de acordo com a configuração dos bancos traseiros.
Para mover os seus 2.460 kg, o GLS 450 é equipado com o motor a gasolina de seis cilindros em linha, que entrega 367 cv de potência e 50,9 kgf.m de torque. Um propulsor elétrico fornece mais 22 cv em situações que demandam mais força, como retomadas, ultrapassagens e transposição de obstáculos no off-road (caso alguém tenha coragem de colocar na lama um carro de quase R$ 1 milhão).
O câmbio automático de nove marchas envia a força do motor às quatro rodas por meio do sistema de tração integral 4Matic. De acordo com a Mercedes-Benz, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 246 km/h.
Para controlar a movimentação da carroceria e garantir maior conforto e segurança, o GLS 450 é equipado com suspensões pneumáticas inteligentes. A eletrônica controla a altura de rodagem e a inclinação do veículo de acordo com parâmetros de velocidade e tipo de terreno.
Há até uma função para ser utilizada em lava-rápidos. Nesse modo, a suspensão é elevada até a posição mais alta, o que facilita a entrada nos postos de lavagem e o acesso à sujeira nas caixas de roda.
Visualmente, o novo GLS 450 segue a atual tendência de estilo da Mercedes-Benz, mas o que realmente chama a atenção é o nível de conforto e sofisticação disponível a quem está a bordo do SUV. Como nos demais carros da marca, ele é dotado do painel digital integrado à central multimídia MBUX, ambos com telas de 12,3 polegadas.
A multimídia possui conectividade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, além de nove portas USB e controle da iluminação ambiente (são 64 opções de cores). Há também carregador de celular por indução para aparelhos compatíveis com a tecnologia.
Outros “mimos” também tornam a viagem mais agradável, como porta-copos com aquecimento e resfriamento, bancos com massageador e sistema de som premium Burmester com 13 alto-falantes e subwoofer.
Já o motorista tem à disposição uma série de auxílios à condução, como controle de cruzeiro adaptativo com detecção de pedestres e frenagem autônoma de emergência, assistente de estacionamento com câmera em 360º, faróis adaptativos, sensor de chuva e head-up display, que projeta as informações do veículo no para-brisa.