Mercedes e Stellantis investem em baterias sólidas

Fabricantes de automóveis assinaram contrato de parceria com a Factorial Energy para o desenvolvimento de componentes

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Mercedes e Stellantis investem em baterias sólidas
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A fabricante Factorial Energy desenvolverá uma nova tecnologia de baterias sólidas em parceria com a Mercedes-Benz e a Stellantis. Os contratos também incluem investimentos das duas companhias automotivas.

“Com os nossos novos parceiros, poderemos desenvolver baterias que não só permitem veículos de condução mais seguros e longevos, mas que também são compatíveis com ambientes de fabricação de baterias de íons de lítio convencionais”, disse Siyu Huang, CEO da Factorial Energy.

O anúncio da parceria foi feito pela fabricante de baterias na última terça-feira (30). Segundo a Factorial, a tecnologia inovadora amplia a autonomia das baterias entre 20% e 50% por carga, com custos semelhantes aos das baterias convencionais de íons de lítio. A empresa enfatiza que a compatibilidade com a estrutura de produção reduz a complexidade de mudanças para as montadoras aplicarem as baterias sólidas.

Baterias Factorial
Bateria da Factorial promete maior eficiência que as convencionais de íons de lítio
Crédito: Divulgação
toggle button

A bateria baseada no FEST (Factorial Electrolyte System Technology) aproveita um material eletrolítico sólido, que permite um desempenho de célula seguro e confiável com cátodo e ânodo de alta capacidade.

No começo do ano, a Factorial obteve sucesso com o eletrólito dimensionado em células de 40Ah, que funciona em temperatura ambiente e pode ser aplicado na maioria dos equipamentos de produção de baterias de íons de lítio existentes.

“Com a Factorial estamos levando a pesquisa e o desenvolvimento na área das promissoras baterias de estado sólido para o próximo nível”, diz Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG. “Com esta cooperação, combinamos a experiência da Mercedes-Benz no desenvolvimento de baterias e integração de veículos com o know-how abrangente da Factorial”, destaca o executivo.

“Nosso investimento na Factorial e em outros fornecedores de baterias potencialmente reconhecidos aumenta a velocidade e agilidade necessária para fornecer tecnologia de ponta para nosso portfólio de veículos elétricos”, segundo Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Iniciativas como essas resultarão em um tempo de chegada mais rápido ao mercado e uma transição com custo mais eficiente para a tecnologia de baterias de estado sólido”, pontua Tavares.

Comentários