A Mercedes-Benz acaba de lançar a segunda geração do GLA. E começa a venda de seu SUV no Brasil em uma configuração com apelo esportivo. O novo GLA, menor crossover da marca alemã, chega por R$ 325.900 em versão única AMG Line.
Bom lembrar que trata-se de uma configuração com um banho de loja AMG no desenho, e não na mecânica. O novo GLA chama a atenção de cara pela grade frontal trapezoidal, com nichos cromados e a estrela de três pontas interligada por uma barra horizontal.
Os faróis angulosos têm filetes de LEDs e o para-choques assinado pela AMG tem entradas de ar que crescem nas extremidades. O modelo traz barras de teto cromadas e rodas (também AMG) com aros de 20". Na traseira, as lanternas de LEDs são divididas em duas seções, separadas pelo recorte da tampa do porta-malas.
Por dentro, mais detalhes AMG, como o volante com base reta, pedaleiras cromadas e partes do acabamento que imitam fibra de carbono. Os bancos são esportivos, com material, segundo a Mercedes, igual ao usado na Fórmula 1. Os tapetes também levam a assinatura da preparadora da marca alemã.
Um dos charmes da cabine do novo GLA são as duas telas de 10", cada, interligadas. Uma serve ao quadro de instrumentos eletrônico e outra à central multimídia MBUX. Esta funciona por meio de comandos de voz, ou pelo touchpad do volante ou no próprio display sensível ao toque.
Entre os equipamentos, chave presencial, ar-condicionado automático bizona, câmera de ré e bancos dianteiros com regulagens elétricas. O SUV também oferece carregador de smartphone por indução no console central.
O novo GLA chega com o pacote de itens de auxílio ao motorista chamado Mercedes-Benz Intelligent Drive. Entre os itens, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de tráfego cruzado com frenagem de emergência, sensor de ponto cego, assistente ativo de manutenção de faixa (esterça levemente o volante), alerta de desembarque e sistema de estacionamento automático.
Uma novidade curiosa no modelo é a função “lava-rápido”. O sistema aciona automaticamente várias partes do carro antes de passar nas máquinas de lavagem expressa: os espelhos se rebatem, as janelas laterais e o teto solar são fechados, os sensores de chuva e de estacionamento são desligados, o modo recirculação de ar é ativado e a câmera frontal é ligada 8 segundos depois - para ajudar o motorista a sair do lava-jato.
O novo GLA chega ao Brasil com o motor 1.3 turbo de quatro cilindros. São 163 cv de potência e 26 kgf.m de torque máximo entre 1.620 e 4.000 rpm. O câmbio é o 7G-Tronic DCT, automatizado de dupla embreagem e sete marchas. O SUV ainda oferece quatro modos de condução: Eco, Comfort, Sport e Individual.
O utilitário esportivo nesta segunda geração cresceu 3 cm no entre-eixos (totais 2,72 m, agora) e na largura (1,83 m). O modelo também está 8 cm mais alto (1,61 m), mas o comprimento permaneceu em 4,41 m.