Mercedes terá o primeiro "estacionamento autônomo"

Museu da marca em Stuttgart inicia testes com sistema que estaciona os carros sem motorista acionado por aplicativo

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Redação WM1
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A Mercedes-Benz iniciou os testes daquele que será o primeiro estacionamento de veículos totalmente automatizado do planeta, que deve iniciar oficialmente suas operações no começo de 2018 no museu da montadora em Stuttgart, na Alemanha, assim que receber as autorizações necessárias das autoridades locais.

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Crédito: mercedes-benz-automated-parking-system_2
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A novidade, que já poderá ser conferida em fase experimental pelos visitantes do museu, consiste em automatizar o processo de chegar, encontrar uma vaga e estacionar, incluindo a retirada do veículo. Depois de fazer um cadastro, basta estacionar o carro em uma área na entrada do estacionamento e operar um aplicativo no celular que se encarrega do restante. Em segundos, o veículo sai sozinho até a vaga mais próxima disponível . Na hora de ir embora, o processo é o mesmo: o usuário chama” o automóvel pelo smartphone e o carro sai por conta própria da vaga e vai até o cliente.

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Crédito: mercedes-benz-automated-parking-system_6
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Na verdade, o sistema anunciado pela Mercedes consiste em uma parceria com a Bosch para o desenvolvimento de veículos autônomos. A Bosch ficou encarregada de projetar e instalar toda uma infraestrutura de sensores ligados em rede que ajudam o carro a se localizar e desviar de obstáculos e outros veículos até chegar ao local de estacionamento.

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Crédito: mercedes-benz-automated-parking-system
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O detalhe é que, para tudo funcionar, o automóvel também precisa ser equipado com sensores, câmeras e outros equipamentos de condução autônoma para todo o processo funcionar. Portanto, nada de se animar: a tecnologia somente vai funcionar com veículos da Mercedes-Benz que contam com recursos para rodarem sozinhos em determinadas situações.

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Crédito: mercedes-benz-automated-parking-system_3
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As pesquisas e desenvolvimentos para criar carros capazes de rodar totalmente sem um motorista ao volante estão bastante avançadas e os primeiros modelos de produção com essa característica devem chegar ao mercado em menos de dez anos.

Há poucos dias, a Audi apresentou a nova geração do A8, primeiro automóvel de série dotado de tecnologia autônoma de nível 3, que permite rodar a até 60 km/h em condições de tráfego pesado e também em rodovias  separadas fisicamente do tráfego em sentido contrário sem que o motorista precise assumir o volante. No entanto, não dá para cochilar ainda. Em determinadas condições, quando o veículo detecta alguma situação de perigo, o condutor é alertado para assumir a direção.

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