A Mitsubishi L200 deixará o mercado brasileiro para dar lugar à nova Triton. Sim, a picape da MIT trocará de nome, também. Mas enquanto as primeiras unidades da nova geração da caminhonete deverão chegar nos próximos meses, as vendas da L200 apresentam bom desempenho nesta reta final de ciclo.
De acordo com dados preliminares da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a picape média fabricada em Catalão (GO) acumula 866 novas unidades comercializadas no primeiro mês de 2025, o que lhe garante até o momento a quarta posição na categoria - ficando atrás somente de Toyota Hilux (2.992), Ford Ranger (2.105) e Chevrolet S10 (1.718).
No entanto, o bom desempenho coloca a L200 na frente, por exemplo, da Fiat Titano, que teve números de vendas excelentes na reta final de 2024 e que em janeiro deste ano soma 682 picapes nova emplacadas, ocupando o quinto lugar. Logo atrás da Titano aparecem a Volkswagen Amarok, com 570 unidades comercializadas, e a Nissan Frontier, com 489.
Importante destacar que a picape média da MIT teve, em 2024, números constantes de emplacamento, oscilando pouco de um mês para o outro. Para se ter uma ideia, ainda segundo a Fenabrave, o pior mês da L200 no ano passado foi exatamente janeiro, com 753 emplacamentos, e o melhor foi abril, com 1.252.
Para a L200 alcançar bons índices de vendas antes de sua aposentadoria, a Mitsubishi aplica descontos interessantes em todas as versões da caminhonete. A opção topo de linha L200 Triton Sport HPE-S sai de R$ 316.990 por R$ 306.990, desconto de R$ 10 mil.
No entanto há configurações com descontos ainda mais generosos. A L200 Triton Sport Outdoor e a L200 Triton Sport Outdoor Plus têm descontos de R$ 27.500 e estão custando, respectivamente, R$ 239.990 e R$ 249.990. Mas a versão que está com o maior desconto - R$ 30 mil - é a L200 Triton Outdoor GLS, que de R$ 256.990 está sendo anunciada por R$ 226.990.
A nova Mitsubishi Triton tem várias novidades em relação à L200 Triton, que será aposentada. Ficou maior - mede 5,36 metros de comprimento, 3,13 metros de distância entre os eixos, 1,93 metro de largura e 1,81 metro de altura - e terá um novo chassi, que é mais leve, porém com 40% mais rigidez torcional. A suspensão também foi reprojetada e tem curso 20 milímetros maior.
O motor também é novo. O 4N16 Super High Power é um 2.4 diesel biturbo de 205 cv de potência e 47,9 kgf.m entre 1.500 rpm e 2.750 rpm. Já a tração é 4x4 em toda linha, do tipo Easy Select II nas versões mais acessíveis e Super Select II (com quatro opções de acerto) a partir da HPE-S.
A Mitsubishi Triton chega no mercado brasileiro em seis versões. Todas são equipadas com o mesmo motor 2.4 biturbo diesel e câmbio automático de seis marchas. Apenas a configuração de entrada GL manual terá transmissão mecânica, também de seis marchas.
Confira a seguir: