Nissan encerra as operações da "low cost" Datsun

Nascida em 1933, marca teve operações encerradas em 1983, depois foi ressuscitada em 2013. Agora, sai de cena novamente

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nissan encerra as operações da "low cost" Datsun
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Datsun foi fundada em 1933 e em sua primeira encarnação ficou conhecida pela produção de modelos com vocação esportiva, como o 240 Z (que está no alto dessa página), o 280 ZX Turbo e o encantador Fairlady. Cinquenta anos depois, em 1983, já pertencente ao Grupo Nissan, teve suas operações encerradas.

Datsun Fairlady 1968
O Fairlady dos um dos modelos mais charmosos da história da Datsun. O azulzinho aí em cima é de 1968
Crédito: Reprodução da internet
toggle button

Em 2013, porém, foi ressuscitada para ser uma submarca destinada a produzir automóveis "low cost" (de baixo custo) do grupo. Agora, a Datsun fecha as portas pela segunda vez - deixa de ser vendida na Índia, último país onde ainda tinha revendedores - segue o que foi feito há pouco tempo em Rússia, África do Sul e Indonésia.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O motivo é relativamente simples: a marca não alcançou o objetivo de vender bem por ter veículos baratos. Quando renasceu, seus primeiros modelos eram feitos sobre a plataforma de uma antiga geração do Nissan March. Um dos últimos lançamentos da marca, o Redi-Go, usava a base do Renault Kwid - as marcas japonesa e francesa integram a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi - e tinha nome inspirado nos primeiros modelos da década de 80: Go, Go+ e Go Cross.

Datsun Readi Go
O Readi-Go foi um dos últimos lançamentos da Datsun. A plataforma é a mesma do Renault Kwid
Crédito: Divulgação
toggle button

Mas nenhum deles teve o sucesso necessário ou esperado. No gigantesco mercado indiano, por exemplo, a Datsun vendeu apenas 4.296 automóveis em 2021, o que lhe deu participação de insignificantes 0,9%. Apesar do fim da Datsun, a Nissan ainda opera na Índia, onde vende os modelos Kicks e Magnite - este, que inclusive vende bem por lá, originalmente seria um Datsun, mas a Nissan optou por dar-lhe sua própria marca porque já antevia tempos difíceis para a "low cost".

Tags:Mercado
Comentários