O Nissan Kicks é um dos principais destaques do primeiro semestre de 2024. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o modelo da marca japonesa registrou 23.505 emplacamentos de janeiro a maio, sendo o terceiro SUV mais vendido no geral, atrás apenas do Volkswagen T-Cross e do Hyundai Creta, que tiveram 25.583 e 24.673 emplacamentos, respectivamente.
E esse bom desempenho está relacionada diretamente à estratégia comercial adotada pela Nissan em 2024, que é similar à da Volks: olhar com mais carinho para as vendas diretas, em especial para o público PcD (Pessoa com Deficiência).
Importante lembrar que, desde 1ª de janeiro deste ano, o teto para o preço de veículos com isenção de impostos passou de R$ 100 mil para R$ 120 mil. Diante deste novo valor, muitas marcas, incluindo a Nissan, passaram a oferecer veículos abaixo deste preço, aumentando de forma expressiva suas vendas.
A Nissan vende atualmente duas versões do Kicks com preços abaixo do teto: Active CVT, que parte de R$ 112.990 (existe uma opção com multimídia, que sai por R$ 114.990), e também a Sense CVT, que custa R$ 118.290.
Com essas duas versões representando a maior parte das vendas diretas (lembrando que carros acima de R$ 120 mil também podem ser comercializados na modalidade venda direta), o Kicks acumulou, nos cinco primeiros meses do ano, 11.452 unidades comercializadas em vendas diretas. Esse volume representou 48,7% do total de emplacamentos do carro no período, e o levou ao posto de mais vendido na modalidade vendas diretas!
Apenas como forma de comparação, em 2023 o SUV da Nissan acumulou 50.778 unidades comercializadas, mas as vendas diretas representaram só 40,2% do total - 20.443 veículos em 12 meses.
Detalhes: no ano passado, o Kicks foi apenas o 6º SUV mais vendido do Brasil, quando ficou atrás de T-Cross (1º), Chevrolet Tracker (2º), Creta (3º), Jeep Compass (4º) e Volkswagen Nivus (5°). Hoje, relembrando, é o terceiro.
A Hyundai e a Chevrolet, ao contrário de Volkswagen e Nissan, focam seus esforços nas vendas no varejo.
A Hyundai, por exemplo, emplacou 3.883 unidades do Creta no formato venda direta, exatamente meros 15,7% do total de carros vendidos. Aqui vale destacar algo que pesa contra a marca sul-coreana. A versão do Creta abaixo dos R$ 120 mil é a Action e parte de R$ 119.990, mas ainda exibe o design da primeira geração do Creta.
O Chevrolet Tracker, por sua vez, teve 7.077 unidades entregues por vendas diretas, o que representou 30,8% de um total de 22.948 emplacamentos de janeiro a maio deste ano. O modelo da GM é o 4º SUV mais vendido, atrás exatamente do Kicks. O Tracker tem uma versão de entrada oferecida por R$ 119.900 (abaixo do teto).
A partir de um levantamento feito pela Webmotors, o maior ecossistema automotivo do Brasil, o WM1 antecipou essa tendência de mercado. Dados exclusivos revelaram um crescimento grande na busca por SUVs abaixo de R$ 120 mil. E um detalhe já chamava a atenção: o Kicks Active já era o mais pesquisado.
O Volkswagen T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil em 2024, e tenta manter o título de 2023. De janeiro a junho, o modelo que passou por um facelift recentemente anotou 25.583 emplacamentos. Deste total, 11.339 foram de vendas diretas (44,3%).
Para seguir no topo, e com bons números de vendas para o público PcD, a Volks manteve o T-Cross Sense com o visual anterior (pré-facelift). A configuração parte de R$ 119.890.
Podemos dizer que as vendas do Kicks crescem em um momento, digamos, peculiar do SUV. A Nissan já anunciou que a nova geração será fabricada e comercializada no Brasil a partir de 2025, e o carro inclusive já foi mostrado no exterior (Salão de Nova York, nos Estados Unidos).
O WM1, no entanto, obteve com exclusividade há alguns meses a informação que o Kicks atual irá conviver com o novo durante praticamente todo o ano de 2025. No final deste período de convivência (último trimestre do próximo ano), o Kicks atual passará por uma atualização mais profunda, e poderá inclusive mudar de nome.
Desta forma, a estratégia da Nissan fica muito clara: com o “novo” Kicks a ideia é brigar junto com os SUVs intermediários, como Compass, Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross, entre outros, e com o “atual futuramente renovado” Kicks é permanecer na “guerra” contra os SUVs médios, como acontece atualmente.



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