A Nissan divulgou no início desta semana informações oficiais sobre a sétima geração da linha Z. O novo modelo, que deixa de carregar um número no nome, tem visual retrô, motor mais potente e começa a ser vendido no ano que vem — no mercado norte-americano.
O Nissan Z vem equipado com motor 3.0 V6 biturbo de 405 cv e 48,4 kgf.m a 5.600 rpm. Com relação ao predecessor, o 370Z, o modelo teve ganho de 30% de torque e de 48 cv de potência. Segundo o fabricante, isso foi possível por meio do uso de turbinas de menor diâmetro com sensores de velocidade.
Ainda de acordo com a Nissan, a equipe de engenharia fez ajustes no chassi, no resfriamento, na suspensão e na direção para garantir que o Z continue com a tocada de sempre, mesmo com o ganho de potência. A montadora disse, aliás, que a nova geração faz o 0 a 100 km/h 15% mais rápido que a predecessora.
O motor V6 biturbo fica instalado atrás do eixo dianteiro. Além disso, para somar ao pedigree esportivo, o Z pode vir com transmissão manual de seis marchas (com rev matching). O propulsor, contudo, pode casar também com câmbio automático de nove velocidades. Ambos têm launch assist.
O novo Z tem exterior de visual retrô, que faz jus à linhagem. O esportivo tem capô alongado, caimento de cupê e uma silhueta que homenageia a primeira geração do modelo. Além disso, os faróis de LED têm dois semicírculos que remetem ao Fairlady 240ZG, vendido no Japão nos anos 1970.
Na traseira, as lanternas unem tecnologia LED 3-D ao estilo do 300ZX. Na versão Performance, o esportivo tem ainda spoiler a fim de dar, além de uma incrementada no visual, um quê a mais em termos aerodinâmicos.
O habitáculo, assim como o exterior, também tem pegada retrofuturista. O console central toma como inspiração as gerações anteriores do Z. Exemplo são os três mostradores analógicos que ficam no topo. Eles harmonizam com itens tecnológicos, como o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas com três modos de exibição, a tela da central multimídia e os botões de controle de temperatura.
O ambiente pode ser iluminado em três cores: grafite, vermelho e azul. A edição limitada Proto-Spec apresenta ainda detalhes em amarelo, que incluem as costuras no painel de instrumentos. Os assentos apresentam material em camadas para criar profundidade e efeito de gradação.
O Nissan Z, como já mencionamos, começa a ser vendido em 2022 nos Estados Unidos. O modelo será comercializado nas versões Sport e Performance. Também terá a supracitada edição Proto-Spec, limitada a 240 unidades.
Na configuração de entrada, Sport, o Z traz de série central multimídia de 8 polegadas, ar-condicionado automático, sensores de estacionamento na dianteira e na traseira, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, entre outros.
A versão Performance tem central com tela de 9 polegadas, GPS integrado, wi-fi, sistema de som Bose, rodas de 19 polegadas, dupla saída de escapamento e diferencial de deslizamento limitado quando equipado com câmbio manual. Os preços do Nissan Z ainda não foram divulgados pelo fabricante.