O canal de notícias da Webmotors

Norma dos bombeiros vale para todos os carros

Regra do Corpo de Bombeiros de SP terá foco na segurança das garagens, incluindo carros elétricos e a combustão

por Nicole Santana

Faz tempo que os donos de carros elétricos que moram em condomínios aguardam uma posição oficial do Corpo de Bombeiros sobre as regras para recargas em prédios.

A preocupação com um possível incêndio em garagens, somada à falta de orientações claras, vinha gerando insegurança tanto para moradores quanto para síndicos e administradoras.

Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!

No entanto, após mais de um ano de estudos e testes práticos, o entendimento mudou: os riscos não estão restritos aos elétricos. A nova norma deve abranger todos os tipos de veículos — elétricos, híbridos ou a combustão — com foco na segurança estrutural das garagens como um todo.



A informação foi confirmada pelo presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos, em entrevista ao Canal VE nesta segunda-feira (7).

Segundo ele, a proposta foi construída ao longo de 15 meses em conjunto com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o Secovi-SP, o SindusCon-SP, a ABNT, o Inmetro e outras entidades. A publicação oficial da norma ainda não tem data definida, mas o texto está em fase final de ajustes.

Veja também: Spark chega ao Brasil com preço de BYD Dolphin


Carro elétrico em condomínio: regras valerão para todos os veículos

Os debates começaram em abril de 2024, com a divulgação de um parecer técnico para consulta pública voltado inicialmente para a infraestrutura de recarga de veículos eletrificados. No entanto, durante o processo, ficou evidente que a composição dos carros modernos, com maior quantidade de materiais inflamáveis, exige medidas de segurança mais abrangentes — independentemente da motorização.


“O foco deixou de ser especificamente os carros elétricos e passou a ser os chamados ‘carros modernos’ em geral”, afirmou Bastos, durante participação no podcast Conexão VE.

Entre os itens previstos para novos empreendimentos estão chuveiros automáticos, detectores de fumaça e sistemas de exaustão nas garagens. A exigência será para todo o estacionamento, sem distinção entre vagas para veículos elétricos ou a combustão.

Já para prédios antigos a norma deve estabelecer diretrizes para adequações específicas, com foco principalmente nas instalações de recarga.

Participe do canal de notícias do WM1 no WhatsApp!



Simulações, testes e referências internacionais

Ao longo do desenvolvimento, foram realizados testes práticos com incêndios simulados em veículos elétricos e convencionais.

As análises consideraram ainda estudos técnicos de outros países e o intercâmbio com bombeiros da Europa e dos Estados Unidos, onde muitos desses equipamentos de segurança já são exigidos há décadas — mesmo antes da popularização dos carros elétricos.


“A segurança não depende da tecnologia do veículo, mas de uma cultura de prevenção”, destacou Bastos. “Estamos nos aproximando de uma norma moderna, alinhada com o que se pratica lá fora, e adaptada à realidade brasileira.”

Ele também lembrou que a recarga de um carro elétrico em condomínio já é parte da rotina de muitos usuários. “A eletrificação chegou para ficar. É uma demanda da sociedade e precisa ser tratada com responsabilidade.”


Oferta Relacionada: Marca:BYD Modelo:DOLPHIN


Comentários

Carregar mais