Nova rede de eletropostos é lançada no Brasil

Donos de veículos elétricos terão acesso a pontos de recarga por meio de cartão ou aplicativo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Nova rede de eletropostos é lançada no Brasil
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Brasil ganhará mais uma grande rede de eletropostos para carregamento de veículos elétricos. Fruto de uma parceria da empresa de energia EDP com a Audi, Porsche e Volkswagen, o projeto promete ligar São Paulo a outras cidades e estados do Brasil.

Vw Audi Porsche Eletropostos (1)
Apesar de a parceria ser das três fabricantes alemãs, postos atenderão todas as marcas
Crédito: Divulgação

Ao todo, serão 30 locais para recarga de veículos, com previsão de entrega em até 36 meses. Os postos terão espaço para carregamento simultâneo de três carros e oferecerão uma tomada de recarga ultrarrápida. Com ela, em cerca de 15 minutos, é possível conseguir até 150 km de autonomia - segundo o Grupo VW.

Quatro capitais

O projeto é fruto de um investimento de R$ 33 milhões e visa facilitar ainda mais a utilização de carros elétricos nas rodovias do Brasil. Além de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília receberão pontos de recarga.

O primeiro eletroposto já está pronto e em funcionamento, localizado em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. A região foi escolhida por se tratar de um ponto de passagem importante, de acordo com os idealizadores do projeto.

Vw Audi Porsche Eletropostos (2)
Postos serão desbloqueados por um cartão ou diretamente pelo smartphone
Crédito: Divulgação

Para recarregar os veículos elétricos na rede de eletropostos, os usuários precisarão efetuar um cadastro no site da EDP Smart e solicitar um cartão de mobilidade elétrica, disponível para proprietários de veículos com esse tipo de propulsão. O cliente receberá o cartão de forma gratuita no endereço indicado em até 20 dias.

Esse cartão irá desbloquear e liberar os conectores das estações de carregamento. Além disso, um aplicativo será disponibilizado para os usuários, para uma checagem de vagas disponíveis e funcionamento do ponto. O app também poderá ser utilizado para desbloquear os pontos de carregamento, mesma função do cartão.

Por enquanto, não há cobrança pelas recargas e os conectores estão disponíveis para carros de todas as marcas. A cobrança deverá começar em breve, mas nenhuma data foi divulgada.

Comentários