O canal de notícias da Webmotors

Novas placas do Mercosul são adiadas. De novo!

Novela: prazo para cada Detran oferecer novo padrão de placas de identificação foi estendido para junho de 2019

por Redação WM1

A novela das novas placas do Mercosul ganha mais um capítulo. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou pela quinta vez a implementação do sistema. Agora, cada Departamento Nacional de Trânsito (Detran) tem até 30 de junho de 2019 para se adequar ao padrão. O prazo até então era 31 de dezembro do ano passado.
Em alguns estados, como Rio de Janeiro e Bahia, as novas placas já estão sendo utilizadas. O novo emplacamento é só para carros 0km, além de trocas de município ou de propriedade. As novas placas são inspiradas no modelo europeu e tem previsão de aplicação em 110 milhões de veículos em cinco países. Dessa maneira, haverá facilitação na fiscalização entre países.

O novo padrão utiliza as mesmas medidas da placa brasileira: 40 cm de largura por 13 cm de altura. Para motos, o tamanho também segue o mesmo das atuais. O fundo será sempre branco com as letras variando de cor para cada categoria - carro de passeio, cor preta; para veículos comerciais, vermelha; carros oficiais, azul; em teste, verde; diplomáticos, dourado; e de colecionadores, prateado.

NOVELA

A data inicial de implementação das novas placas era para janeiro de 2016. Sem motivos específicos, o prazo foi adiado para 2017 – ainda sem mês definido. Outra resolução estabeleceu uma nova data: setembro de 2018. O prazo ainda foi esticado até dezembro do mesmo ano. A nova e quinta mudança no prazo agora estabelece mais 6 meses para cada Estado se adaptar e oferecer a nova placa.

Comentários

Carregar mais